Proec recebe propostas para o Rondon 2019 só até hoje (22)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro está com Edital aberto para seleção de propostas de trabalho para a Operação Rondon 2019. Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação Rondon visa contribuir com o desenvolvimento local sustentável, promovendo a cidadania e auxiliando na formação dos universitários participantes.

A operação “Parnaíba” será desenvolvida em 13 municípios do estado do Piauí, entre os dias 18 de janeiro e três de fevereiro de 2019. As propostas, segundo a pró-reitora de Extensão da Unicentro, professora Elaine Maria dos Santos, devem abranger atividades ligadas à cultura, direitos humanos e justiça; ou ações baseadas em comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção, e trabalho; ou ainda vinculadas à cobertura jornalística e produção de conteúdo. Os projetos devem ser enviados só até essa sexta-feira (22) para a Proec.

Na sequência, eles passarão pela avaliação internamente para definir os indicados pela Universidade. “Os critérios são os mesmos adotados pelo Ministério da Defesa. Tem um formulário dos critérios e nós vamos seguindo exatamente aquele conjunto de questões para avaliar as propostas recebidas internamente”, explica Elaine. O resultado da seleção será publicado no dia 25 de junho.

Participar de uma Operação Rondon é uma experiência enriquecedora tanto para os professores quanto para os estudantes. De acordo com a diretora de Extensão da Universidade, professora Helcya Hulse, o aprendizado é cultural, mas sobretudo, humano. Muitas vezes, o estudante está dentro da Instituição, mas ele não tem noção da realidade fora dos nossos muros. Durante a Operação, ele coloca em prática o que aprende dentro da Universidade e tem esse contato com a comunidade, a possibilidade de conhecer a realidade de muitas regiões do Brasil”.