Programa Paraná Fala Francês é lançado na Unicentro

A Sala de Eventos da Unicentro ficou lotada. Mais de 80 pessoas acompanhavam a aula de francês, ministrada pelo professor Felipe Soares, durante a Jornada da Língua Francesa. A atividade possibilitou um dia de imersão na cultura franco-europeia. “O francês é fundamental para uma progressão curricular acadêmica e mesmo para comunidade porque, de qualquer forma e qualquer que seja a meta do aluno ou da pessoa aprender uma língua estrangeira, quando você domina uma segunda, terceira língua, você abre uma nova porta para um mundo, você começa a ver o mundo de uma forma diferente, viabilizado pela cultura da língua”, defende o professor Felipe Sores.

Para muitos dos presentes, como a estudante de Letras Ariane Paz, aquele era o primeiro contato com o idioma. “Foi bem interessante e foi legal. A medida que a aula ia decorrendo, despertava um gosto maior e uma curiosidade pela língua que, até então, não tinha. Não tive nenhum contato e me despertou muita curiosidade em aprender mais”, conta. O acadêmico de Arte, Cristhian Lucas, também se interessou em aprender mais. “Eu não tinha ideia de estrutura, eu ouvia as músicas, assistia aos filmes legendados. Então, assim, foi o primeiro contato didático com essa língua. Eu não tinha noção nenhuma de estrutura de frase, de como funcionava”.

Aulão de francês buscou despertar o interesse pelo idioma (Foto: Coorc)

Além de proporcionar esse passeio pela língua e pela cultura francesas através de atividades acadêmica e culturais, a Jornada também apresentou uma novidade. Em mais um passo rumo a internacionalização, foi lançado o programa Paraná Fala Francês. Através do PFF, que faz parte do Paraná Fala Idiomas, estudantes, professores e funcionários da Unicentro poderão aprender a língua francesa gratuitamente. Segundo a coordenadora estadual do PFI, Eliane Segati Rios, “o programa é um instrumento fundamental para o desenvolvimento da internacionalização das nossas universidades já que vem para apoiar as políticas linguísticas de todas as instituições estaduais paranaenses”.

A Jornada da Língua Francesa contou ainda com exposição de fotos, performances de arte e apresentações musicais. Um momento festivo já que é mais uma possibilidade ofertada à comunidade universitária de internacionalizar a formação e a carreira. Para o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, “o objetivo é fazer com que a comunidade acadêmica das nossas universidades – professores, funcionários, estudantes – seja formada na habilidade linguística, no conhecimento da cultura de países, capacitando cada vez mais a Instituição no processo de internacionalização”.

O diretor do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, professor Luís Paulo Gomes Mascarenhas, encerrou o evento ressaltando as parcerias já firmadas pela Universiade com instituições de países de francófonos. “Nós participamos da Alec, do governo canadense, que nos viabiliza a mobilidade acadêmica para o Canadá. A Unicentro tem também uma parceria com a Universidade de Québec, que viabiliza essa mobilidade dos nossos alunos”, detalha.

Apresentações culturais francófonas também fizeram parte da programação (Foto: Coorc)