Programa de Mobilidade Nacional da Abruem aceita inscrições até seis de junho

Com o objetivo de proporcionar trocas culturais e contato com novas realidades, a Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) criou o Programa de Mobilidade Nacional (PMN). A partir dele, estudantes das 45 instituições de ensinos superior afiliadas podem realizar um intercâmbio em outra das associadas. Para o segundo semestre de 2018 estão sendo oferecidas mais de mil vagas por 16 instituições.

A ideia da mobilidade é que o estudante possa se afastar da Unicentro para realizar parte dos seus estudos em outra Universidade. Para isso, para que ele possa ter esse afastamento, ele vai elaborar um plano de estudos, indicando quais disciplinas ele estará cursando na Universidade de destino e de que forma que essas disciplinas terão equivalência aqui na Unicentro”, explica Miguel Bacheladenski, chefe da Divisão de Programas Internacionais da Unicentro.

Para participar, o estudante interessado devem identificar quais das universidades oferecem o curso em que ele está matriculado e, depois de escolher uma Instituição, é necessário procurar o Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) para apresentar os documentos exigidos para a participação no Programa. Segundo o presidente da Abruem e reitor da Unicentro, professor Aldo Bona, a mobilidade acadêmica, tanto em âmbito nacional quanto internacional, proporciona aos alunos o contato com outras realidades, aprofundando a formação e a experiência acadêmica. “A ambientação em um universo diferente, isso é muito formador, particularmente no período da graduação, em que o estudante está se formando como um todo. Não é só a questão da aquisição do conhecimento é a formação da pessoa, do cidadão”.

Quem aproveitou a mobilidade para vivenciar novas experiências foi a acadêmica de Engenharia Florestal, Rubia Pereira Ribeiro. Ela veio da Universidade do Estado do Amazonas para cursar um semestre da graduação no campus de Irati da Unicentro. Para ela, a oportunidade de conhecer uma nova realidade foi a motivação principal para participar do PMN. “No ano anterior a minha ida, um colega de turma havia ido para a Unicentro pelo mesmo Programa. Então, ele falou muito bem da Universidade e eu sempre questionava ele sobre como que era o ensino e o que ele fazia. Ele dizia que os professores eram bons e que eles tinham aulas práticas, muito diferente da nossa realidade aqui no Norte, que é cheio de fatores limitantes”, salienta Rubia.

Neste ano, para estimular a participação dos estudantes na Unicentro no Programa de Mobilidade Nacional serão concedidas bolsas-auxílio para ajudar com as despesas durante o período de mobilidade. “Será aberto um edital do Escritório de Relações Internacionais da Unicentro, para concessão de até duas bolsas de 500 reais pelo período de cinco meses”, explica Miguel.

Os acadêmicos interessados em participar da mobilidade nacional podem se inscrever pelo site da Abruem até o dia seis de junho. O resultado final da seleção será divulgado entre os dias 25 e 29 de junho, e o início das aulas seguirão o calendário acadêmico da universidade de destino.