VI Ciclo de Palestras do Campus Avançado de Coronel Vivida está com inscrições abertas

Pensando em proporcionar aos estudantes discussões qualificadas sobre temáticas importantes para a formação acadêmica, o campus avançado de Coronel Vivida irá promover a sexta edição do Ciclo de Palestras que, nesse ano, tem como tema “História, Literatura e Pensamento Social no Brasil”.

O Ciclo foi criado para que nossa comunidade acadêmica pudesse entrar em contato com professores de outras instituições e com temáticas pouco discutidas em sala de aula. De outro lado, o Ciclo também privilegia debates que ajudam na formação da cidadania, privilegiando um diálogo entre estudantes, professores e o público em geral”, comenta o professor Vanderlei Sebastião de Souza, do Departamento de História coordenador das atividades.

As palestras terão como tema a obra de autores que dedicaram sua produção intelectual à reflexão sobre o Brasil, a sociedade e a cultura brasileira. Entre eles, estão figuras como Lima Barreto, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Raymundo Faoro e Paulo Leminsky. “Este é o segundo ano em que o ciclo promove palestras sobre os clássicos da literatura e do pensamento social brasileiro. Entendemos que essas palestras são fundamentais para compreender a história do Brasil, sobretudo de temáticas relacionadas às interpretações sobre a formação do país, as suas tradições sociais e culturais, as imagens sobre o interior e a formação da nação, do povo e das diversidades sociais, culturais, étnicas e de gênero que compõem a sociedade brasileira”, afirma o docente.

O evento contará com seis encontros nos meses de maio, junho, julho e agosto. Podem participar todos os estudantes do Campus Avançado de Coronel Vivida, professores da rede básica de ensino e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo dia 28, pelo site da Unicentro. “A proposta do ciclo é estimular o debate e abrir espaço para a produção do conhecimento, a reflexão sobre direitos sociais, a formação da cidadania e de discussões fundamentais para pensar a sociedade brasileira contemporânea”, explica Vanderlei.