Abertas as inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades

Em 2015, quando cursava o segundo ano de Serviço Social na Unicentro, Douglas Alves teve acesso ao Edital do Programa de Mobilidade Santander Universidades e viu, ali, a oportunidade de cursar parte da graduação em universidades ibero-americanas e com o auxílio de bolsas de estudo. Ele não perdeu tempo, se inscreveu e foi um dos contemplados. Com isso, pode passar seis meses na Universidade de Veracruzana, no México. Desde então, sempre que pode, compartilha a experiência que ganhou no período que esteve em mobilidade acadêmica. “Foi bem interessante a questão de participação nas aulas em um outro país, a lógica de funcionamento da própria estrutura do curso lá, a questão cultural e outros momentos que você vivencia durante a mobilidade”, conta.

O egresso de Administração Robero Vazil também passou pela experiência do intercâmbio possibilitada pelo Santander Universidades. Ele foi para a Universidade de Coimbra, em Portugal, e garante que a mobilidade possibilitou seu crescimento como ser humano. “É uma maneira diferente de você crescer academicamente e profissionalmente”.

Para os estudantes, que assim como Douglas e Roberto, têm interesse em cursar parte da graduação – seja uma licenciatura ou bacharelado – fora do país, as inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de setembro. “A internacionalização do Ensino Superior está em alta. Então, muitos estudantes querem sair para fazer intercâmbio, mobilidade, porque é uma oportunidade ímpar”, comenta o chefe da Divisão de Programas Internacionais da Unicentro, Miguel Bacheladenski.

Neste ano, a Unicentro foi contemplada com duas bolsas. A seleção é realizada em etapas. Para concorrer, o acadêmico deve fazer a inscrição no site do programa Santander Universidades e, também, no site da Unicentro, anexando todos os documentos listados em Edital. No ato da inscrição, o aluno deve informar para qual das 16 universidades conveniadas pleiteia uma vaga. Participam do programa instituições de Ensino Superior de cinco países ibero-americanos: Chile, Argentina, Colômbia, México e Portugal. “Depois de ser feita toda a indicação, é que ele vai se inscrever na Universidade para ver se ele é aceito pela instituição estrangeira para realizar a mobilidade”, ressalta Miguel Bacheladenski.

Os selecionados receberão uma ajuda de custos no valor de R$ 11.674,50 e poderão fazer a mobilidade no primeiro semestre de 2019. A estudante de Publicidade e Propaganda, Lara Silva, já está de olho em uma das vagas e diz que a experiência internacional vai ajudá-la na carreira profissional. “É uma oportunidade de conhecer novas culturas, novas línguas, para ver como é vista a Comunicação Social fora do Brasil”.