Programa Paraná Fala Inglês oferece vagas para mobilidade internacional

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Languages Canada e com apoio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), está com inscrições abertas para a primeira edição do Programa de Mobilidade Paraná Fala Idiomas. A Unicentro como participante do Programa Paraná Fala Idiomas é uma das instituições de ensino superior beneficiadas. A Universidade foi contemplada com duas vagas, que serão destinadas à estudantes, professores e agentes universitários que possuam vínculo com a Instituição e tenham concluído um dos cursos ofertados pelo Paraná Fala Inglês (PFI), no segundo semestre de 2017.

Além disso, explica a coordenadora do PFI na Unicentro, professora Neide Pinheiro, para poder concorrer a uma das vagas, é preciso “ter obtido desempenho acadêmico e frequência superiores, respectivamente, a 70% e 75%. Também é necessário apresentar certificado de proficiência em exames realizados pelo próprio PFI, pelo Toefl ou outros que tenham certificação internacional, nos últimos dois anos, em que tenha conquistado, minimamente, conceito B1”.

O Edital completo do Programa de Mobilidade está disponível na página do Paraná Fala Inglês da Unicentro. As inscrições são realizadas apenas por e-mail e os interessados têm até o próximo dia quinze para se matricularem e apresentarem a documentação exigida. O resultado final será publicado no dia 25 de maio, também na página do PFI Unicentro e os dois selecionados têm 24 horas para manifestar interesse e assinar o Termo de Compromisso para a efetivação da mobilidade.

Os selecionados farão um curso de imersão em língua inglesa em sete instituições canadenses, parceiras da Languages Canadá, de Calgary (Alberta), Halifax (Nova Scotia), Montreal (Quebec), Toronto (Ontário) e Vancouver (British Columbia). O edital prevê que os dois contemplados da Unicentro receberão as passagens áreas internacionais, no valor máximo de R$ 7 mil, isenção de taxas acadêmicas na instituição canadense, os materiais do curso, hospedagem e alimentação. A imersão terá duração de três a quatro semanas e será realizada nos meses de julho e agosto.

Segundo a coordenadora do Programa Paraná Fala Idiomas, Eliane Segati, “o principal objetivo da mobilidade é estimular os participantes do PFI que se dedicaram a aprendizagem da língua inglesa, já que o inglês, sem dúvida, é um dos pilares para o desenvolvimento de ações de internacionalização no contexto universitário”.