Exibição de documentário marca encerramento do projeto “Círculo de diálogos com a juventude pela cultura da paz”

O “Círculo de diálogos com a juventude pela cultura da paz” é um projeto de extensão desenvolvido no Campus de Irati da Unicentro, desde o ano de 2011. A proposta, segundo o coordenador da ação extensionista, Nelson Susko, é possibilitar que alunos dos ensinos Fundamental e Médio participem de palestras e de atividades que promovam a relação interpessoal. “Visa trabalhar a sensibilização pela não-violência dentro do ambiente escolar, a promoção pela cultura da paz e as relações entre alunos, professores e sociedade”.

Agora, chega ao fim o segundo ciclo do projeto. Por isso, a coordenação promoveu um encontro entre os participantes. A atividade contou com a exibição do documentário “Happy”, que aborda o que pessoas do mundo todo entendem como felicidade, e com um debate sobre a temática. “Nós vimos dentro do nosso projeto, durante as conversas com os alunos, que a falta de diálogo entre os pares, entre os colegas, entre professores, entre profissionais da área da educação com a criança, com o jovem, com o adolescente. Essa falta de diálogo traz certa insegurança, certa infelicidade para esses estudantes”, afirma Susko.

O coordenador do projeto, Nelson Susko, promete uma terceira edição do projeto extensionista (Foto: Coorc)

A psicóloga Paola Veloso foi uma das convidadas do debate. Para ela, discutir felicidade versus infelicidade é fundamental na sociedade do tempo presente. “A gente pensar nas nossas habilidades, em como se desenvolver como ser humano para que, assim, a gente consiga uma sociedade mais equilibrada, mais justa e consequentemente mais feliz”.

O Núcleo Regional de Educação, um dos parceiros do projeto, também estava presente no encerramento da etapa dois do “Círculo de diálogos com a juventude”. Afinal, o projeto atuou junto a mais de 5.000 crianças e adolescentes das escolas de Irati e região. E com o fim de um ciclo, um novo – o terceiro – já está em planejamento. “Os resultados nos incentivam a dar continuidade, com um terceiro ciclo, envolvendo outras atividades”, conta o coordenador da ação.