Alunos de Jornalismo da Unicentro abordam fake news em palestras no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava

Estreitar os laços com a rede básica de ensino é sempre uma das preocupações da Unicentro. Dessa vez, a aproximação não foi por um curso de licenciatura e sim pelo bacharelado em Jornalismo. Os acadêmicos do terceiro ano do curso foram convidados para falar a respeito de fake news no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava. No total, foram três palestras, para centenas de estudantes do Ensino Médio – nos períodos da manhã e da noite – e do magistério.

O tema das intervenções vem ganhando destaque atualmente, com diversas iniciativas surgindo para combater o problema da divulgação de notícias falsas pelas redes sociais. Victor Andrey do Prado, um dos futuros jornalistas que falou aos alunos do Colégio, lembra que fake news não são, necessariamente, apenas notícias falsas, como a sua tradução direta sugere, mas também matérias baseadas em fatos distorcidos de maneira propositada ou boatos que aparentam ser reais. “É extremamente importante mostrar para eles como você pode investigar uma notícia, para ver se aquela notícia é verídica, ou não. Então, nós mostramos como você, através das manchetes, através das fontes, dos sites, como são os sites de fake news, mostramos todo o passo-a-passo de como você identificar um notícia falsa”, explica.

A iniciativa para a realização da atividade foi do professor de Filosofia Daniel Piasecki. Ele comenta que, uma abordagem que costuma adotar em suas aulas, é a disciplina utilizada como uma forma de buscar a verdade. “Se a Filosofia é a busca da verdade e nós temos um monte de fake news, a gente tem que ter um meio de poder se prevenir, de não cair tão facilmente nessas notícias falsas”, defende.O professor também mencionou a importância da parceria entre a Universidade e a rede básica de ensino. “Hoje vieram fazer essa palestra aqui e da nossa conversa já surgiu outras ideias de intervenções dentro do espaço escolar.”

Uma das alunas que assistiu a palestra foi Liz Maria de Souza. Para ela, a importância da palestra está justamente na conscientização. “Tem um grande valor de ser passado essa informação, até para que a gente que recebeu isso possa repassar para outras pessoas também”, comenta. Liz também salienta que não vai mais se deixar enganar pelas fake news. “Vou, com certeza, daqui pra frente, tomar mais cuidado em acessar isso e identificar o conteúdo que estou acessando”.