Abertas as inscrições para o teste de proficiência em língua estrangeira

Ingressar em uma pós-graduação – primeiro mestrado, depois doutorado – é o desejo de muitos estudantes logo que terminam a graduação, ou ainda durante o curso. Para que isso ocorra, os candidatos devem cumprir alguns pré-requisitos, como apresentar certificação de proficiência em língua estrangeira, que comprova que o aluno tem conhecimento e capacidade de leitura em outro idioma.

Na Unicentro, a cada semestre são realizados dois testes, um em Irati e outro no Campus Santa Cruz. Em Guarapuava, o exame é promovido e aplicado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e pelo Laboratório de Linguagens, Variação e Ensino (Live) e são realizadas provas de proficiência em inglês, espanhol e francês.

A prova é composta de cinco resumos na língua estrangeira e são feitas perguntas relativas a esses resumos. O nosso objetivo é avaliar qual é o nível de compreensão que o aluno tem da língua estrangeira”, explica a professora Luciane Baretta, coordenadora do PPGL e do LIVE.

As inscrições para o Teste de Proficiência desse primeiro semestre podem ser realizadas até o dia 9 de maio pelo site da Unicentro e a taxa é de 80 reais. Já as provas estão marcadas para 18 de maio, no campus Santa Cruz. Segundo a professora Luciane, os participantes devem ler com atenção o edital no momento da inscrição. “Para realizar a prova o aluno pode utilizar um ou dois dicionários, quantos ele quiser, desde que impressos, não podem ser dicionários digitais”, explica.

O Teste de Proficiência é válido por dois anos e os participantes precisam atingir nota sete para serem aprovados. “Essa é a competência necessária para um aluno ingressante no nível de pós-graduação, ler e compreender textos em uma língua estrangeira”, finaliza Luciane.