Jornalismo da Unicentro adere a campanha de combate a veiculação e compartilhamento de notícias falsas

O curso de Jornalismo da Unicentro, pelo segundo ano consecutivo, participa das ações do International Fact-Checking Day, uma iniciativa global que combate a criação e a propagação de notícias falsas. “Esse é o segundo ano que a disciplina de Apuração e Redação para Jornalismo Impresso faz atividades relacionadas a esse tema. Especificamente em 2018, os alunos produziram, além dos estudos de caso e das atividades aplicadas em sala, uma série de spots radiofônicos que estão no ar na Rádio Unicentro FM até o final de abril”, comenta o professor Marcio Fernandes, que ministra a disciplina.

O Fact-Checking Day é comemorado em 2 de abril a partir de uma iniciativa de um grupo de entidades, ONGs, universidades e outros organismos liderados pela International Fact-Checking Network (IFCN), vinculada ao The Poynter Institute, uma das mais respeitadas organizações mundiais sobre o estudo do Jornalismo, com sede na Flórida, Estados Unidos, fundada em 1975.

Desde o início do mês, alunos das disciplinas de Apuração e Redação para Jornalismo Impresso estão realizando atividades de checagem de fatos e realizando atividades práticas. “A parte mais difícil é você saber diferenciar links de notícias verdadeira e de notícias falsas. Eles colocam nomes de sites para parecer verdadeiro, mas na verdade não é. Então, muitas vezes, a população que está ali na internet não sabe diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. Nesse sentido, é muito importante você ir na fonte e pegar uma notícia, não em um site apenas, mas em dois, três para você ver mesmo todos os lados e ver se aquilo é verdadeiro”, explica a acadêmica Isabella Nunes, que está no primeiro ano de Jornalismo.

Com o imediatismo e a facilidade de veicular e disseminar notícias online, é fácil se deixar levar por fatos que não são verdadeiros e acabar fazendo parte desse compartilhamento de notícias falsas. “A boa informação é aquela que tem o quê, o quando, o como, o onde, o por quê e com quem aconteceu. Então, se você já não tem isso na notícia vale a pena desconfiar, porque infelizmente, ou melhor, felizmente, o mundo digital permite que a gente tenha acesso a um volume muito grande de informação e isso é muito bom porque as pessoas podem formar suas próprias opiniões e tomar decisões que vão modificar e espera-se melhorar a vida delas. Mas ao mesmo tempo, permite a difusão de dados e de conteúdos. E a gente, nesse afã de consumir e compartilhar, às vezes até com uma boa intenção, a gente manda para frente aquilo que não deveria”, comenta o professor Marcio.

Segundo os acadêmicos, a escolha pela realização dos spots radiofônicos alertando para a identificação de notícias falsas tem como objetivo conscientizar a população. “Eu acho importante não só para quem é aluno de Jornalismo, mas também para as pessoas, porque a gente faz as notícias para veicular para a população. Então, a gente precisa que essa comunicação ela seja verídica, que ela seja real”, explica Isabella Perretti, também aluno da disciplina.

A exemplo de 2017, a disciplina de Apuração obteve registro junto à IFCN, com a consequente autorização para utilização de todos os materiais produzidos e distribuídos pela equipe da International Fact-Checking Day.