Departamento de Ciências Econômicas promove workshop “Saúde mental e habilidades socioemocionais”

A saúde mental dos estudantes é uma questão que preocupa as universidades. Pensando em uma maneira de debater o assunto e auxiliar os acadêmicos, o curso de Ciências Econômicas da Unicentro promoveu o workshop “Saúde mental e habilidades socioemocionais no curso de Economia”. A necessidade, segundo a chefe do Departamento, professora Zoraide da Fonseca Costa, surgiu a partir da observação da rotina de sala de aula pelos próprios professores do curso.

Atividade contará com mais três etapas (Foto: Márcio Nei dos Santos)

“Essa necessidade veio da observação, da gente olhando para os nossos alunos e percebendo aquela tensão diária. Ao invés deles fazerem uma atividade para aprender, os trabalhos estão gerando uma preocupação que é maior do que qualquer coisa no sentido de cumprir a tarefa. A ideia não é deixar ninguém tenso. A ideia é, realmente, que eles aprendam. Então, a gente começou a perceber que isso gerava mais problemas, mais dificuldade para eles e a falamos: ‘nossa, por que a gente não pode trazer um pouco da psicologia aqui?'”, conta Zoraide.

O workshop foi dividido em quatro partes. A primeira contou com a participação da psicóloga Pâmella Batista de Souza. Em sua palestra, ela falou sobre a saúde mental no contexto universitário, expondo os principais fatores de risco com que os alunos se deparam no universo acadêmico e, também, como se proteger. “Quando a gente pensa em saúde mental, a gente vai estar sempre analisando os fatores de risco e os fatores de proteção. Isso sempre vai existir, em qualquer situação, em qualquer ambiente. Fatores de proteção são aqueles que vão facilitar a saúde mental para que ela ocorra de uma melhor maneira. Já os fatores de risco são as metas, os prazos, os trabalhos. Muitos dos nossos alunos, principalmente dos cursos noturnos, eles trabalham durante o dia. Então, essa sobrecarga também atua como um fator de risco”, explica.

Os acadêmicos, como a Daniele Kuchaki Pereira, que ainda está no primeiro ano, já sentem a sobrecarga das aulas. “São mais os trabalhos, muito acumulados, um em cima do outro. Aí, isso estressa bastante”.

Ajudar alunos a lidarem com a pressão é objetivo principal da ação (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Outra preocupação do Departamento de Ciências Econômicas era que o contato dos alunos com o tema não fosse superficial. “Não se resume a essa única palestra, porque ela sozinha não resolveria nosso problema. Então, nós vamos ter mais três encontros: dois workshops e um feedback final, avanliando se a gente conseguiu avançar e como”, relata a professora Zoraide.

A iniciativa foi aprovada pelos alunos que, assim como a Thais Fabiana da Luz, muitas vezes, se sentem esgotados durante o semestre letivo. “Para o nosso curso principalmente. Pois são muitas matérias e, realmente, a cabeça da gente vai cansando. Então, é importante pensar sobre isso e como trabalhar esse estresse”.