Calouros do campus Santa Cruz recebem orientações sobre oportunidades ofertadas pela Unicentro

Neste ano, quase 2.000 novos alunos se matricularam em um dos cursos ofertados pela Unicentro, depois de serem aprovados no Vestibular, no PAC (Processo de Avaliação Continuada) ou no Sisu, o sistema de avaliação continuada do governo federal. E para deixar os calouros inteirados de tudo que acontece em cada campus da Universidade, a reitoria promove, todo início de ano letivo, recepções para esses estudantes.

O objetivo é explicar como funcionam as estruturas que compõe a Unicentro. “Recebê-los bem aqui na Universidade e fazer com que eles entendam que a Instituição é o local que eles estão buscando a formação a nível de graduação. Também, mostrar que a Unicentro oferece, essa é a divulgação que fazemos, muitas atividades complementares, que ele pode desenvolver aqui mesmo na Universidade e, com isso, ter uma formação mais adequada para o exercício profissional futuro desse nosso aluno”, explica o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza.

Apesar de já estarem inseridos no ambiente acadêmico, é na recepção que os novos alunos ficam sabendo todos os caminhos que a nossa universidade tem a oferecer, como a pesquisa e a extensão. Oportunidades que devem ser bem aproveitadas para uma formação completa. “Atividades de extensões, visando um maior contato com a comunidade; projetos na área de ensino, sobretudo para as licenciaturas; projetos de pesquisa sob a orientação de um professor; também o movimento estudantil, nos ajudando a construir a Universidade”, lista o professor Ademir Fanfa Ribas, diretor do Campus Santa Cruz.

A Eurídice da Fonseca, por exemplo, que é caloura de Serviço Social, ainda não sabia como funcionavam a estrutura e os principais programas da Unicentro. Dúvidas que foram respondidas durante a apresentação. O campus é muito grande, a gente não tem esse conhecimento de tudo que eles oferecem. Então, eu achei muito importante essa explicação sim”, afirma.

Alunos de todos os cursos do Campus participaram (Foto: Márcio Nei)

A recepção foi realizada durante os três turnos – pela manhã, a tarde e durante a noite, com a intenção de que todos os cursos lotados no Campus Santa Cruz pudessem participar da acolhida. Além da reitoria e da direção do Campus, os chefes de Departamento também marcaram presença. “Qualquer dúvida, qualquer informação que eles precisem, tanto administrativa quanto acadêmica, a gente pode auxiliar esses alunos que chegarem ao Departamento. E a gente solicita que eles frequentem o Departamento. O Departamento é deles. A gente está lá para atendê-los”, elucida a professora Rita de Cássia Fonseca, chefe de Ciências Contábeis.

Agora que já sabem um pouco mais sobre o funcionamento da Unicentro, estudantes como o Daniel Piasecki, calouro de Ciências Contábeis, podem aproveitar ao máximo tudo que a Universidade tem a oferecer. “É interessante você ter um contato já como calouro para todas as oportunidades que a Unicentro oferece, como iniciação científica, também as questões voltadas para os estágios que tem aqui dentro. É muito interessante, assim como calouro chegando agora, saber disso é muito bom”, comenta Daniel.