Turma 2018 do Cursinho Pré-Vestibular Unicentro inicia preparação

Para auxiliar os estudantes de Guarapuava e região a ingressarem no Ensino Superior, a nossa Universidade oferece, desde 2010, o Curso Pré-Vestibular Unicentro. A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elaine Maria dos Santos, conta que ele funciona como uma ação extensionista e disponibiliza 100 vagas, por ano, para quem quer se preparar para os processos seletivos de instituições de ensino superior públicas ou privadas. “É um espaço de formação complementar para o aluno da escola pública, seja ele do terceiro ano – que está cursando o terceiro ano – ou aqueles que já concluíram e ainda não entraram na Universidade”.

A turma de 2018 do Pré-Vestibular Unicentro iniciou as atividades desse ano com uma aula inaugural. O objetivo foi acolher os novos estudantes de uma maneira interativa, com a prática da zumba. Mas além da diversão e da interação proporcionadas pela dança, a noite também serviu para que fosse repassadas aos alunos as orientações sobre o funcionamento do cursinho. “Nós preparamos uma apresentação dos assuntos gerais de como funciona o cursinho, o horário das aulas, o horário de atendimento dos professores, o regimento do cursinho”, explica a coordenadora pedagógica do Pré-Vestibular, professora Ana Lúcia Suriani.

Taize Belo é uma das matriculadas na turma deste ano. Ela vem de Reserva do Iguaçu para assistir às aulas do cursinho. Para o próximo vestibular, ela já escolheu em que curso e instituição vai tentar uma vaga. “Meu objetivo é passar no vestibular aqui na Unicentro mesmo e cursar Letras-Português”, conta.

Desde o início do projeto até agora, o índice de aprovação dos estudantes nos vestibulares da Unicentro e outras instituições só cresceu. Isso mostra o sucesso do trabalho realizado e serve como um incentivo para as novas turmas. A média dos aprovados nos sete primeiros anos de funcionamento é de 60%. Índice que é ainda maior se for levada em consideração apenas a turma de 2017. “Nós chegamos a 94% de aprovação. É um índice altíssimo” avalia a pró-reitora de Extensão e Cultura.

Foi esse alto índice de aprovação que animou a Jaquelini Ramos a buscar a ajuda do cursinho para tentar uma vaga no curso de Medicina Veterinária. “Vai me ajudar muito e eu vou passar no vestibular e vou entrar na faculdade”.

Aulas são ministradas por alunos dos cursos de licenciatura da própria Unicentro (Foto: Coorc)

O curso pré-vestibular é também um espaço que oferece aos alunos da graduação e da pós-graduação da Unicentro, a oportunidade de conhecer o mercado de trabalho antecipadamente. Isso porque os professores do cursinho são, também, alunos da Unicentro. Viviane Lobacz, por exemplo, é acadêmica de Geografia e foi aluna do cursinho. Para ela, poder repassar o conhecimento recebido é motivo de satisfação. “Para mim, é muito compensador. Eu estou retribuindo o ensinamento que eu tive. No ano em que eu fiz o Pré-Vestibular, eu entrei porque o meu filho era professor. Hoje, ele também está terminando a graduação dele aqui na Unicentro. Então, eu acho que é uma troca de conhecimentos. É tudo muito válido”, afirma.

Quem também participou da aula inaugural do Curso Pré-Vestibular foi o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Souza. Ele destacou a importância de oferecer essa oportunidade aos estudantes da região. “Essa é uma oportunidade interessante que a Universidade abre a comunidade. Sempre é importante essa valorização dos professores, dos alunos que se empenham no cursinho. É um preparativo, de fato, para ingressar no ensino superior”.