Mestrado em Química da Unicentro é conceito 4

A cada quatro anos, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) avalia os Programas de Pós-Graduação brasileiros, atribuindo a cada um conceitos que variam de 3 (nota mínima para a oferta de cursos de Mestrado) a 7, que é o conceito de excelência. No ano passado, o Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada (PPGQ) da Unicentro foi avaliado e teve conceito 4 recomendado pela Comissão Avaliadora. “Na avaliação se leva em consideração a produção acadêmica, a produção científica dos docentes com os discentes, as disciplinas, as ementas das disciplinas, a inserção dos discentes no mercado de trabalho, a internacionalização do programa, mas o maior peso é a formação dos docentes e a produção científica”, explica a coordenadora do programa, professora Maria Lurdes Felsner.

Porém, quando a avaliação foi publicada, o conceito do PPGQ era 3. A explicação para a redução teria sido uma nova análise feita pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes. Os motivos para a diminuição da nota mão convenceram a coordenação do Programa que, por isso, formulou um pedido de reconsideração da avaliação. “No recurso, nós mostramos a evolução do Mestrado e demonstramos novamente que tínhamos índices para ser um Programa conceito 4. Depois disso, houve uma nova avaliação e foi definido que, realmente, nós somos um Programa de Pós-Graduação conceito 4, conta Maria Lourdes.

Com a nota 4, o PPGQ está habilitado a submeter à Capes uma proposta para a oferta de Doutorado próprio, já que, atualmente, o Doutorado existe através de uma ampla associação entre a Unicentro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Nós estamos avaliando a possibilidade de um Doutorado independente. Temos a intenção de, neste ano, preencher a PCN, que é o documento necessário para solicitar um doutorado independente. Isso seria importante para os alunos, porque você pode ter progressão dos alunos do mestrado para o doutorado, e também para o próprio programa, que passaria a contar com mais possibilidades de captação de recursos e com maior visibilidade”, destaca a professora.

A passagem do conceito 3 para o 4 demostra a evolução e o fortalecimento do Programa. Por isso, além de um motivo para comemoração, é também um incentivo para que o PPGQ continue avançando em qualidade. “É um estímulo para seguirmos trabalhando na melhora do Programa, na melhora da formação dos recursos humanos e dos alunos. Todo o quadro docente ficou muito contente com o resultado final”, ressalta Maria Lurdes.