Pensar a economia a partir de uma perspectiva nova é tema de encontro na Unicentro

A Unicentro, através do projeto Escola de Economia de Comunhão, promoveu o evento “Um Novo Modo de Pensar a Economia”, no Campus Santa Cruz. Na ocasião, se reuniram professores, acadêmicos, empresários e a comunidade em geral. “Hoje, a perspectiva a ser tratada vai ser sobre o tema pobreza- o que é a pobreza no âmbito da economia de comunhão”, explicou Ana Amélia Nerone, coordenadora do projeto.

Ao todo, 180 pessoas – entre professores, estudantes e funcionários – acompanharam duas palestras, uma com o professor Luiz Carlos Benner, da Escola de Negócios da PUC Curitiba, e outra com o empresário e vice-presidente da Associação Nacional Por Uma Economia de Comunhão (Anpecom), Marcelo Cassa, de Londrina. Ambos traçaram um paralelo entre a Economia de Comunhão e a questão da pobreza.

A professora Ana Amélia Nerone é a coordenadora do projeto (Foto: Coorc)

“A Economia de Comunhão surgiu com a necessidade de resgatar as pessoas que estão em vulnerabilidade social. Desse modo, não tem como abordar a economia de comunhão sem falar da pobreza”, destacou o professor Benner. “Nós vamos explicar para essa moçada o que é essa cultura; o que é economia de comunhão”, ementou Cassa. “O mundo é carente de muitas coisas e as pessoas pensam que é só matéria, é só dinheiro, mas o que está faltando, na verdade, é as pessoas acreditarem mais e confiarem mais para potencializarem mais resultados e fazer com que a economia passe a trabalhar a serviço da humanidade e não a humanidade a serviço da economia”.

O projeto Escola de Economia de Comunhão está em sua terceira edição, sempre abordando uma temática diferente, buscando combater a cultura do individualismo e promover a igualdade em relação à economia. O movimento agrega não apenas professores e pesquisadores, mas também empresários. Além disso, a economia de comunhão está presente em diversas áreas, como a própria Economia, as Ciências Contábeis, o Direito, a Administração, a Psicologia, o Serviço Social, as Engenharia, as Letras, entre outros.