Ministério da Cultura aprova Plano Anual de Cultura submetido à Lei Rouanet pela Unicentro

A Unicentro recebeu, nesse mês de dezembro, uma boa notícia. O projeto do Plano Anual de Cultura proposto para execução em 2018 foi aprovado para financiamento pela Lei Rouanet. De acordo com o diretor do Coordenadoria de Captação de Recursos, Adriano Machada, a Universidade, agora, aguarda a publicação em Diário Oficial, pelo Ministério da Cultura, para dar início ao processo de captação de recursos junto à empresas.

“A partir da aprovação preliminar, nos esperamos a publicação pelo Ministério da Cultura, autorizando a captação do recurso. Assim que isso ocorrer, nós poderemos visitar nossas empresas parceiras, que incentivam a cultura do município, incentivam a cultura da Universidade, e convidá-las a participar desse processo”, conta Adriano.

Essa é a primeira vez que a Instituição concorre e obtém a aprovação de um grupo de atividades culturais. Segundo o reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, em anos anteriores, a Universidade conseguiu parecer favorável para realização de eventos pontuais. Para ele, a aprovação do projeto é resultado de uma mobilização de esforços. “A gente tem trabalhado nessa perspectiva de poder ampliar a captação de recursos da Universidade amparado na Lei Rouanet, e eu tenho insistido nisso com as equipes internas da Unicentro”.

O Plano foi montado, conjuntamente, por diferentes setores da Unicentro: Diretoria de Cultura, Coordenadoria de Comunicação e Coordenadoria de Captação de Recursos, sempre com amparo de reitoria. São 11 eventos previstos, com um investimento aproximado de 500 mil reais. “O Plano Anual de Atividades Culturais já é uma ideia de longa data. A Diretoria de Cultura sempre teve essa intenção de propor. Agora, com esse objetivo, nós fizemos várias reuniões conjuntas, sentamos, definimos quais as atividades que poderiam ser contempladas para fazermos as distribuições dos custos de cada um deles. Então, foi um trabalho coletivo”, relata a diretora de Cultura, professora Íris Tomita.

As variadas formas de arte estão contempladas pelos oito eventos previstos no Plano Cultural Anual (Foto: Coorc)

Quando a captação for autorizada, poderão contribuir com recursos as empresas que optam pelo sistema de Lucro Real, que são autorizadas a destinar parte do imposto recolhido para ações culturais, como as propostas pela Unicentro, via Lei Rouanet. Além do Plano Anual de Cultural, a Unicentro também tem em trâmite, no Ministério da Cultura, um projeto para a revitalização e a reforma do Centro de Exposições e do Auditório do Campus Santa Cruz. O objetivo é melhorar a infraestrutura, a acessibilidade e as medidas de segurança dos espaços.