Novembro Azul teve campanha de arrecadação e palestra no Campus Santa Cruz

Durante o mês de novembro, o azul, cor que simboliza a campanha nacional pela conscientização para a prevenção do câncer de próstata, esteve presente no campus Santa Cruz da Unicentro. Durante o os últimos 30 dias, diversas ações foram desenvolvidas na Universidade e, como forma de encerramento, foi realizado um encontro – o “Todos juntos na luta contra o câncer de próstata” -, que contou com uma pequena palestra com profissionais da saúde a respeito do assunto. “Nosso foco é a prevenção. Tudo que é detectado no começo, precocemente, tem grandes chances de cura sem se espalhar para o resto do corpo”, afirmou a biomédica Marina Marcondes.

Encontro teve alongamento e zumba (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Entre os homens, o câncer de próstata é o mais comum. Segundo a biomédica, essa é uma doença silenciosa. Por isso, a importância de fazer os exames anualmente. A forma mais fácil de identificar a doença é através dos exames do PSA e do toque. “Como o homem não se atenta para a saúde, essa nossa campanha vem alertar para que ele fique mais ligado na sua saúde , na prevenção, tendo uma qualidade de vida muito melhor, não deixando o câncer tomar conta, fazendo o os exames anualmente, fazendo a prevenção”.

Além de combater o câncer de próstata, a campanha do Novembro Azul também busca quebrar com o preconceito que ainda existe em relação ao exame do toque, uma das formas mais eficazes de descobrir a doença. Segundo o vice-reitor da Unicentro, professor Osmar Ambrósio de Sousa, as campanhas ajudam a quebrar com preconceitos. “O homem tem é que desenvolver uma nova cultura, uma cultura de preocupação com a saúde e não essa preocupação com esse mal estar com relação a esse exame. A gente tem que ser maior que isso, a gente tem que pensar, realmente, na nossa”.

Opinião compartilhada pelo diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas. “Se a gente, com todas essas ações, conseguir que uma pessoa, pelo menos, possa antecipar possíveis problema futuros eu acho que a gente já tá bem satisfeito”, afirma.

Funcionários e professores acompanharam atentos as dicas relacionadas à prevenção do câncer de próstata (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Eufren Kurhan é funcionário da Universidade, participou do encontro e entendeu o alerta passado pela campanha. “Com a palestra, eles tentar embutir na cabeça da gente, que a gente tem que ir procurar o médico pra tentar se precaver do pior”.

Entre as ações desenvolvidas pela direção do Campus Santa Cruz, durante o mês de novembro, está a campanha de doação de leites longa vida e de bonés. Ao final da arrecadação, as doações serão encaminhadas para entidades locais que acolhem pessoas em tratamento do câncer.Vilmar Mota, trabalha na Unicentro e ficou feliz em poder colaborar com as doações. “Quem está passando por um problema de doença, não tem onde se agarrar. E, às vezes, um simples gesto que a pessoa faz doando leite, doando o boné, algo que para nós é pequeno, para eles é muito grande”.