Últimos dias de inscrições para TOEFL ITP

Seguem abertas até amanhã (29) as inscrições para o teste Toefl ITP. A aplicação do exame é uma realização do Programa Paraná Fala Inglês (PFI) e do Laboratório de Linguagem, Variação e Ensino (LIVE) da Unicentro, por meio de uma parceria com a Mastertest, distribuidora exclusiva do exame no Brasil.

O Toefl é um dos testes de inglês mais reconhecidos e respeitados pelas instituições de ensino superior que recebem acadêmicos em mobilidade. O exame tem por objetivo verificar o nível de proficiência dos estudantes. “A prova vai testar, especificamente, as habilidades de compreensão em leitura, as habilidades de escrita na língua inglesa e a habilidade de compreensão oral”, explica a professora Luciane Baretta, coordenadora do programa Inglês Sem Fronteiras na Unicentro.

Considerado um dos pré-requisitos para o aceite em cursos de pós-graduação, bolsas internacionais e inscrição em programas de intercâmbio, o teste será realizado no dia dois de dezembro, a partir das 14h, no campus Santa Cruz. A professora Neide Garcia Pinheiro, coordenadora na Unicentro do Programa Paraná Fala Inglês, ressalta que a prova tem duração aproximada de três horas. “Há um tempo limite para cada uma das habilidades. É um teste bem intenso e o aluno tem que estar ciente desse processo”.

Para fazer a prova é necessário ter um nível intermediário ou avançado de inglês. A professora Luciane reitera que o exame é diferente do teste de proficiência para alunos que vão fazer o Mestrado. “É um teste bem complexo e bem mais completo”, avalia.

As inscrições são direcionadas a membros da comunidade da Unicentro e devem ser realizadas no site da Mastertest. No total, são 50 vagas destinadas à Universidade e o valor da taxa de inscrição pa ra o exame é de R$ 190,75. “Ressalto que a Mastertest concedeu o desconto de 50% para os nossos participantes, porque o teste custa em torno de R$ 380,00”, detalha a professora Neide. A parceria com a Unicentro foi firmada em 2014, quando da primeira edição do programa Paraná Fala Inglês. Desde então, a Universidade se tornou um centro aplicador do exame de proficiência, realizando a prova uma vez por semestre.

O Toefl tem validade de dois anos e o score varia de 200 a 677 pontos. É importante ressaltar que aqueles que já realizaram o exame há mais de dois anos e tiveram uma pontuação baixa podem fazer a prova novamente.