Oficinas e mini-cursos proporcionam integração ensino-pesquisa-extensão na Siepe

A Siepe (Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), como o próprio nome evidencia, tem como objetivo integrar atividades de ensino, ações de extensão e projetos de pesquisa. Conhecimentos produzidos diariamente na Universidade que, quando somados, podem provocar mudanças de perspectivas e ampliar a formação acadêmica.

E uma das formas de promover essa união é através da oferta de mini-cursos e oficinas. Atividades práticas, amparadas em conhecimento teórico. Ao longo da semana de realização da Siepe, foram mais de cem oficinas e mini-cursos realizados em todos os campi universitários e unidades avançadas.

Um deles teve como tema o aproveitamento integral das frutas e das hortaliças. A Flávia Teixeira ensinou receitas que, além de evitar o desperdício, mostram como utilizar de maneira saborosa partes dos alimentos que, na maioria das vezes, são descartados nas nossas cozinhas. “Essa oficina é focada no reaproveitamento de frutas e hortaliças. Eu trouxe quatro preparações para eles fazerem e colocarem a mão na massa mesmo, porque a gente acaba vendo muita coisa na teoria e fica pensando será que dá certo, será que não”, conta sobre a concepção da atividade.

As oficinas e mini-cursos têm, ainda, outros objetivos, como complementar o conhecimento adquirido em sala de aula e promover a integração dos estudantes dos diferentes cursos da Universidade. Para a estudante do curso de Nutrição, Bruna Santos, essas atividades “vão além da gente ficar na sala de aula. Então, a gente agrega mais conhecimento e pode conseguir uma experiência melhor”.

Uma das oficinas ofertadas foi a de bonsai (Foto: Thalyta Monyelli)

Experiências como as proporcionadas pelo mini-curso proposto e ministrado pela professora Aline Genu, do Departamento de Agronomia. A atividade mostrou como são formados os solos da região centro-sul do Paraná e destacou a importância de se preservar essas características naturais. “A gente mostrou para eles quais são os solos que ocorrem na região centro-sul do paraná, como a gente diferencia cada um deles”, esclarece.

Essa possibilidade de integrar conhecimento teórico e prático, o ensino à pesquisa e ao fazer profissional, agradou aos estudantes, como o Guilherme Hipólito, do curso de Agronomia. “Vem para enriquecer um pouco mais de conhecimento que a gente já tem. Pela semana ser voltada para a extensão, eu achei importante, me inscrevi e estou gostando bastante”.