Oportunidades de mobilidade acadêmica são tema de debate da Siepe

Ao longo de toda essa semana, os departamentos pedagógicos, setores de conhecimento e pró-reitorias da Unicentro se empenharam no sentido de discutir conjuntamente temas transversais ao ensino, à pesquisa e à extensão. Esses debates estão sendo proporcionados pela Siepe, que chegou, esse ano, à sua quinta edição. Ao todo, são mais de duzentas-e-cinquenta atividades. Uma delas foi a mesa-redonda “Mobilidade Internacional ao seu alcance”, realizada pelo Escritório de Relações Internacionais da Universidade em cada um dos três campi.

Mesa sobre Internacionalização foi realizada em todos os campi, com a participação de estudantes em mobilidade na Unicentro (Foto: Coorc)

O objetivo da ação, segundo o chefe da Divisão de Programas Internacionais, Miguel Sidenei Bacheladenski, era apresentar aos estudantes de graduação e pós as possibilidades de intercâmbio em universidades de outros países. “A nossa intenção foi aproveitar esse momento para socializar mais informações sobre a mobilidade para os nossos estudantes e também oportunizar para os estudantes estrangeiros que aqui estão pudessem falar um pouco sobre a experiência de estudar aqui na Unicentro”, conta.

Uma das estudantes em mobilidade internacional que está na Unicentro, nesse momento, é Maria Manjama. Ela está no Brasil há oito meses e veio de Moçambique para cursar o Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Durantes as mesas, a mestranda compartilhou um pouco da sua experiência e buscou incentivar a prática da mobilidade. “Eu acho que isso pode ajudar eles a terem mais interesse em procurar experiências fora do país, porque isso é uma coisa muito boa. Além da gente conhecer outras culturas, outra forma de viver, nós podemos levar o que eles tem de bom para melhorar o que nós temos no nosso país”, avalia Maria.

Heloize Zentil da Silva é estudante do primeiro ano de Publicidade e Propaganda da Unicentro. Ela tem como meta fazer um intercâmbio antes de terminar o curso. Por isso, participou da atividade em busca de informações que a ajudem a aproveitar as oportunidades de intercâmbio que a Unicentro oferece. “Eu tenho interesse de fazer o intercâmbio, se possível para fora do país. É uma oportunidade que a Universidade nos proporciona e eu quero aproveitar”.