Em outubro, Cine Unicentro destaca o cinema nacional contemporâneo
A telona do Cine Unicentro, nesse mês, é espaço privilegiado para a exibição de produções cinematográficas brasileiras contemporâneas. As três sessões públicas de outubro destacarão longa-metragens de 2016. Na primeira delas, amanhã (05), o filme em cartaz é “Aquarius”. Festejado pela crítica nacional e internacional, ele tem como personagem principal uma mulher de 65 anos, chamada Clara, vivida por Sonia Braga, que é jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos. Ela mora em um apartamento localizado na avenida Boa Viagem, em Recife, e resiste as investidas de uma construtora que quer levantar um novo prédio no lugar. Por conta de seu posicionamento, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
“O signo das telas” será exibido no dia 19. O filme narra a busca do passado por um homem, que vive no limite entre a razão e a loucura. Na trama, ele percorre cidades do interior do interior do Maranhão. Ao tentar reconstruir sua história, ele conhece pessoas e vislumbra um possível caminho para a sua salvação.
Fechando a Mostra Temática de Outubro, no dia 26, o filme em cartaz é “O silêncio do céu”. A narrativa é centrada em Diana, personagem que carrega consigo um grande trauma: ter sido vítima de estupro dentro da própria casa. Como ela, o marido Mario também guarda segredos. São esses fatos não revelados que, pouco a pouco, vão matando a relação do casal.
Todas as sessões são as quintas-feiras – com exceção do dia 12, que é feriado nacional – e têm início às 19h30, com entrada gratuita. O Cine Unicentro fica no Campus Santa Cruz.
Matinê
Já no último sábado do mês, dia 28, tem sessão destinada às famílias. Em outubro, o filme escolhido para a matinê é o clássico “O garoto”, de 1921, de Charles Chaplin. O longa-metragem tem como trama um bebê, que é abandonado pela mãe, que não tem condições de criá-lo, logo depois de deixarem a maternidade. A criança é deixada no banco de um carro luxuoso, que, em seguida, é roubado. Quando os ladrões descobrem que tem companhia, deixam o menino em uma ruela, onde é encontrado por um vagabundo que fazia seu passeio matinal. A sessão infanto-juvenil, também tem entrada gratuita, começa, sempre, às 14h.