Universo da pessoa idosa é temática de capacitação em Direitos Humanos e Cidadania

Fazem parte da formação acadêmica o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo esta última um instrumento de autonomia universitária que rende ações transformadoras. E foi a partir dessa realidade que a professora Stella Maris Nerone Lacerda, coordenadora do Programa Patronato na Unicentro, iniciou a realização de capacitações em Direitos Humanos. “Surgiu primeiro de uma necessidade aqui, dentro da nossa realidade, ao trabalharmos com projetos sociais. Nós trabalhamos com pessoas que estão na margem da exclusão e precisávamos de um olhar mais fraterno, mais amoroso e, aí, surgiu a ideia”, explica a professora Stella.

Os encontros são mensais e envolvem a participação de diversos setores da sociedade. Na última reunião, estiveram presentes representantes da Promotoria de Infância e Juventude, da Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos, do Conselho Municipal do Idoso e integrantes do Programa Patronato. O universo da pessoa idosa foi a temática que pautou a reunião.

Davi Dalzoto, Hugo Marconde e Stela Nerone, palestrantes e coordenadora do projeto (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Davi Dalzoto atua na área do Direito e foi um dos responsáveis pela capacitação. De acordo com o profissional, a inclusão do idoso na vida civil é um tema que merece ser discutido. “Não podemos ter o idoso como uma pessoa que está no final da vida, que não é mais capaz, por exemplo, de gerenciar os seus bens ou estar junto da sociedade”, exemplifica.

O advogado Hugo Marcondes Castanheira também foi um dos responsáveis pela capacitação e avalia que um dos maiores desafios para inclusão do idoso na sociedade atual é o investimento público. “Tendo em vista que há sérios cortes, enxugamento no gasto com o setor social, o maior problema é, justamente, acreditar que essa é uma função social, que ela representa, de fato, algo pró-ativo para sociedade e incluir isso no plano orçamentário. Esse é um dos maiores problemas”.

Além da temática da pessoa idosa, questões de mobilidade e inclusão também já foram discutidas, e temas como gênero, exclusão racial e prisionalização devem compor a pauta das próximas reuniões. “Na verdade, a pauta completa de toda essa temática de Direitos Humanos, se dirige a esse olhar especial de respeito a todos aqueles que, de uma forma ou outra, ficam á margem do processo de cidadania e o objetivo é trazer todos esses temas para o debate, para a inclusão”, relata a professora Stella Maris Nerone Lacerda.

Capacitação contou com representantes do poder legislativo, do Conselho Municipal do Idoso e do Patronato (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Elis Marina Carraro é assistente social. A profissional, que atualmente cursa o mestrado, acompanhou a capacitação pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “Para nós, que atuamos diretamente com a população, é importante estarmos sempre participando de capacitações, fazendo leituras, discutindo sobre o tema, até mesmo, para estar aprimorando a nossa prática profissional”, declara.

Nas palavras da professora Stella, a capacitação oferece “um ganho real e imediato” às diversas pessoas envolvidas com projetos sociais. A advogada já prospecta os próximos encontros e adianta a possibilidade dessa capacitação ser trazida para dentro da Universidade. “As reuniões têm acontecido aqui no Fórum porque nós temos uma parceria com o Ministério Público, mas também estamos pensando em levar para Unicentro. Nós estamos com vontade também de convidar os funcionários de alguns setores para participar conosco desses debates”, finaliza.