Guarapuava Educadora realiza ação no Cedeteg

O evento contará com duas palestras ministradas pelo prof. Dr. Nécio Turra Neto

Acontece nesta quinta-feira (27), no Cedeteg, as palestras “Juventude e protagonismo juvenil” e “Jovens e a cidade”, direcionadas aos jovens e professores inscritos no Projeto Guarapuava Educadora. Durante a manhã, estarão presentes aproximadamente 200 jovens na faixa etária de 16 anos de seis escolas públicas de Guarapuava, sendo elas o Colégio Estadual Professora Dulce Maschio, Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro, Colégio Estadual Cristo Rei, Colégio Estadual Padre Chagas, Colégio Estadual do Campo Prof.ª Maria de Jesus Pacheco Guimarães e Colégio Estadual do Campo da Palmeirinha. Já no período da noite, cerca de 40 professores dessas mesmas escolas assistirão à palestra no campus Cedeteg.

Ambas conferências serão ministradas pelo professor Dr. Nécio Turra Neto, da Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Presidente Prudente-SP. O professor possui graduação, mestrado e doutorado em Geografia, com experiência na área e ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos temas Juventude, Cidade e Urbano, Território, Lugar.

As palestras integram o quadro de ações previstas no desenvolvimento do Projeto Guarapuava Educadora: Juventude educando-se na/com a cidade, coordenado pela profª Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Departamento de Geografia da Unicentro. A iniciativa de Pesquisa e Extensão é financiada pela Universidade Sem Fronteiras, Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Fundação Araucária com o apoio do Núcleo Regional de Educação – Guarapuava, bem como a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Recreação, Agricultura e Turismo, e Meio Ambiente.

O Projeto está ancorado na perspectiva da Cidade Educadora e na compreensão da importância do direito da juventude à cultura como formação humana. Considera-se que a juventude é uma condição social, mas também uma representação e, por isso, reconhece-se que nem todos os sujeitos sociais podem acessar essa condição, ao mesmo tempo em que pesa sobre eles as ideias em circulação sobre o que é ser jovem. O objetivo é compreender os processos de apropriação pelos jovens dos espaços de cultura, lazer e educação em Guarapuava, como meio de articulação ao ensino de Geografia.

Haverá transmissão ao vivo via Youtube das duas palestras, sendo a primeira “Juventude e Protagonismo Juvenil”, às 9h, e a segunda “Jovens e a Cidade”, às 19h30.