Estudantes em mobilidade no curso de Enfermagem encerram atividades na Unicentro

O processo de internacionalização na Unicentro tem se fortalecido nos últimos anos. Prova disso é o crescente número de alunos estrangeiros que têm procurado a Universidade para processos de mobilidade discente. Quando esses estudantes chegam a nossa Instituição, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) faz questão de promover uma acolhida oficial, levando esses novos acadêmicos até as direções de campi e reitoria, para que se sintam bem recebidos em nosso país e, principalmente, na Unicentro.

Mas, terminado o tempo do intercâmbio, esses alunos precisam retornar aos seus países de origem. Neste mês de julho, por exemplo, a Unicentro se despede de dois desses intercambistas. Assim como na acolhida, o ERI se preocupa em promover também um momento oficial de despedida. “Após ao término do período de estudos dos acadêmicos, nós também temos o hábito de marcar um encontro com a gestão do campus ou com a reitoria para fazer essa despedida oficial da nossa instituição, onde também aproveitamos para fazer a entrega do certificado de conclusão dos estudos e desejar boa viagem de retorno aos seus países”, explicou Miguel Bacheladenski, chefe da Divisão de Programas Internacionais.

Durante a despedida, foi feita, pelo ERI, a entrega dos certificados das atividades desenvolvidas na Unicentro pelos intercanbistas (Foto: Márcio Nei dos Santos)

Um dos estudantes estrangeiros que finalizou o período de estudos na Unicentro foi o colombiano José David González. Ele ficou aqui durante seis meses, cursando parte da graduação em Enfermagem e, agora, retorna à Colômbia para finalizar o curso. “A verdade é que a experiência foi muito boa. A acolhida das pessoas foi bem boa, estiveram sempre atentos a nós. Pudemos ver como a Enfermagem é feita aqui, conseguimos ver as melhorias no desenvolvimento da mesma profissão. É uma coisa que eu acho bem legal de conhecer”, contou, na despedida, o acadêmico sobre a experiência em nossa Universidade.

A outra intercambista que se despede é Ibone Garcia Vidal, que veio da Espanha também para cursar Enfermagem. A estudante esteve na Unicentro durante um ano e destacou que, apesar do desafio de morar sozinha e precisar se comunicar em outro idioma, conseguiu fazer amigos e adquirir muito conhecimento sobre a profissão escolhida. Para ela, a acolhida dos colegas e dos professores ajudou a tonar mais fácil a estadia no Brasil. “O acolhimento das pessoas foi muito bom e isso ajuda muito. Deu para aprender muito como pessoa e nos estudos”.

Para a professora Alexandra Madureira, chefe do Departamento de Enfermagem, ter recebido alunos internacionais nas aulas foi um desafio e, ao mesmo tempo, um período de muito aprendizado. “No momento em que aceitamos receber alunos de outros países, sabemos que várias coisas, inclusive as disciplinas, precisarão de uma certa adaptação para que eles possam cursá-las, porque nós temos uma variedade muito grande de formas de ensinar e trabalhar vários conteúdos na Enfermagem. O grande segredo é o Departamento entender que receber alunos é muito importante e que, para recebê-los, é necessário essa excepcionalidade para que seja tudo muito proveitoso tanto para a Universidade quanto para os alunos que vêm para fazer o intercâmbio”, destacou.

Assim como na chegada, alunos participaram de reunião com a direção do Cedeteg, com a chefia do Departamento de Enfermagem e com o ERI (Foto: Márcio Nei dos Santos)

O diretor do campus Cedeteg, professor Fábio Hernandes, que também acompanhou a despedida dos alunos, destacou que o encontro é uma oportunidade para saber como foi o período de estadia dos intercambistas em nossa instituição. “Precisamos também ter esse momento de despedida para ter esse feedback de como eles chegaram e como eles estão deixando a nossa Universidade – o que eles sentiram da nossa Unicentro, do nosso país, do nosso estado. Então, eu acho isso muito importante para nós, enquanto gestores e também enquanto docentes da universidade”, ressaltou.

David está se despedindo da Unicentro agora, mas já tem planos de, em breve, retornar a nossa Universidade. “Eu volto para lá, vou fazer o estágio, que é mais um semestre e mais ou menos na metade de dezembro, eu recebo meu certificado, me formo e quero voltar para cá, para fazer o mestrado, uma residência, alguma pós-graduação”, afirmou.

O desejo da Unicentro para esses estudantes que estão retornando aos seus países de origem é de que eles levem boas experiências e incentivem que outros colegas possam conhecer o trabalho realizado em nossa Instituição. “Esperamos que eles levem a acolhida do povo brasileiro e, principalmente, da Unicentro, onde procuramos estar próximos a eles, para que eles se sintam em casa e que quando retornem aos seus países possam falar bem da Unicentro para os seus amigos, seus colegas e que, no futuro, nós possamos receber novos alunos de outras universidades”, destacou Miguel Bacheladenski, do Escritório de Relações Internacionais.