Estudantes do campus de Irati participam dos Jogos Intercalouros

Para promover uma maior integração entre calouros e veteranos e, ainda, ter um contato com atividades práticas dentro da futura profissão, os alunos do terceiro ano do curso de Educação Física, do campus Irati, realizaram a segunda edição dos Jogos Intercalouros. Participaram da competição acadêmicos de Administração, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e Matemática.

A iniciativa faz parte das atividades da disciplina de Organização de Ações em Educação Física, ministrada pelo professor Paulo Machinski. Ele lembra que os acadêmicos estiveram a frente de todas as etapas, desde a concepção até a realização dos jogos. “Eles atuaram no planejamento, na construção de um regulamento para a competição, na divulgação, enfim, em tudo aquilo que antecede a uma organização esportiva. Também foi muito importante a participação dos calouros. Tudo se desenvolveu num clima de amizade mesmo e cumpriu com o objetivo”, complementa Machinski.

Jogos foram realizados no Ginásio Agostinho Zarpellon Junior (Foto: Marina Lukavy)

Estiveram em disputa no Intercalouros as modalidades de voleibol, basquetebol em trio, queimada, truco e futsal. As medalhas entregues para os primeiros, segundos e terceiros lugares foram doadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Irati. A coordenadora-geral dos jogos, a aluna Wendy Nayara da Silva Boeira, conta que, apesar de todo o trabalho, estar na organização trouxe muito aprendizado. “Foi uma experiência muito gratificante pelos resultados. A sala toda se envolveu e se mobilizou para que tudo ocorresse bem, tanto antes, como na hora dos jogos. É algo que, para a nossa formação, vai ser fundamental, e, com certeza, vai compensar bastante lá na frente”.

Na vice-coordenação dos Intercalouros esteve a acadêmica Alana Alessi, que afirma que foram necessários dias inteiros no Campus para organizar todos os procedimentos como inscrições, divulgação e contato com a Secretaria de Esportes para definição do local e premiação. Para ela, a experiência acrescentou muito para a sua formação enquanto professora. “A escola não envolve só as aulas de Educação Física, e o que nós aprendemos com o Intercalouros vai ajudar bastante quando tiver jogos entre as séries ou quando formos levar os alunos para jogos escolares, pois agora temos uma noção melhor de como funciona a competição. Atualmente, é comum ver professores que não levam os alunos para jogos porque não sabem fazer. Com esta experiência saímos bem preparados da Universidade para fazer este tipo de evento nas escolas”, destaca Alana.