Bovinocultura de leite é discutida em evento promovido pelo curso de Medicina Veterinária

Um evento destinado a discutir temas relacionados à criação de gado de leite e às tecnologias ligadas a bovinocultura. O Vetleite é organizado pelos acadêmicos do quarto ano de Medicina Veterinária. “O Vetleite tem como intuito trazer uma abordagem técnica dos mais diversos campos que a bovinocultura de leite inclui – tanto a criação de bezerras como a recria, que são as novilhas, o descarte de animais, a fase de lactação, prenhez dos animais, como estruturar uma leiteria desde a parte financeira, administrativa e a organização dela e a importância de ter um técnico responsável tanto um médico veterinário, um zootecnista ou uma pessoa com conhecimento técnico para auxiliar”, detalhou o estudante Guilherme Possidonio, da comissão organizadora.

O professor Luiz Gonzaga Macedo, responsável pela disciplina de bovinocultura, ressalta a importância dos acadêmicos organizarem o evento. Para ele, esse momento modifica a rotina de sala de aula e valoriza os conhecimentos dos estudantes. “O objetivo do III Vetleite é oportunizar aos acadêmicos do quarto ano um preparo de temas inerente ao leite, temas mais inovadores, mas de uma forma diferente da rotina que eles têm durante os quatro primeiros anos, onde eles terão que apresentar esses temas em seminários de curta duração”.

A terceira edição do Vetleite reuniu estudantes e pecuaristas da região. Juliana Prezepiorski, por exemplo, participou dos seminários em busca de novos conhecimentos para utilizar na propriedade. “Para mim, que estou começando, é muito interessante me atualizar sobre as novas técnicas, a melhor maneira de fazer e fazer direito na propriedade”.

Além dos estudantes dos cursos, alunos de cursos técnicos também participaram (Foto: Noeli Almeida)

Uma das seminaristas do III Vetlleite, a estudante do quarto ano de medicina veterinária Jaqueline Camargo, abordou a cadeia produtiva do leite. “Vamos abordar as técnicas que o produtor vai ter que utilizar para que ele consiga produzir um leite de qualidade, com a diminuição das células semáticas na gordura total do leite, para que ele consiga atribuir a esse leite um valor maior na venda para laticínios”.

O evento recebeu, ainda, alunos do Colégio Agrícola Estadual Arlindo Ribeiro. Um deles foi Jair Paulo Vicenzi Junior. O estudante ressalta que participar do III Vetleite é uma oportunidade de crescimento profissional proporcionado pela Universidade. “Eu acho que os alunos que vem até aqui estão interessados em aprender e colocar em prática o que é falado aqui na atividade que eles vão desenvolver no futuro”.