Abertas inscrições para curso de idiomas nas unidades da Unicentro em Guarapuava

Aprender um novo idioma se tornou condição essencial para o sucesso profissional, e também para o acadêmico. E na Unicentro, estudantes de graduação, pós-graduação, agentes universitários e também a comunidade em geral podem aprender uma outra língua através do Promul (Programa Multicultural de Línguas). Estão abertas as inscrições para cursos de inglês, espanhol, alemão e francês, que serão ofertados no segundo semestre nas unidades da Unicentro em Guarapuava – os campi Santa Cruz e Cedeteg. Também serão oferecidas turmas de inglês instrumental e conversação.

A Coordenadora do programa, Mônica Vulczack, explica que a proposta é atender desde alunos iniciantes até quem já conhece o idioma. “São vários níveis. O inglês são seis e os demais idiomas são quatro. Quem já tem um certo conhecimento da língua e não quiser iniciar nos primeiros módulos pode fazer um teste de nivelamento, que a gente oferta, para ver em qual nível se encaixa”, conta.

A lista com as turmas e horários para o segundo semestre já se encontra disponível no site da Unicentro. De acordo com a Coordenadora do programa, há ofertas nos três turnos (manhã, tarde e noite), além de aulas aos sábados pela manhã. É possível ainda que o aluno opte por dois encontros semanais com duas horas cada ou por um único encontro na semana de quatro horas. “A gente procura oferecer tanto Santa Cruz, quanto Cedeteg, e oferecer vários horários pra atingir todos os públicos”, explica Mônica.

Cada módulo tem uma carga horária total de 60 horas. O investimento por aluno é de R$100,00 referente à taxa de inscrição e mais quatro parcelas de R$125,00. Já os estudantes de escola pública, acadêmicos e funcionários da Unicentro pagam R$100,00 de inscrição e mais duas parcelas de R$125,00. O material é indicado pelos professores do curso e a aquisição é de responsabilidade do aluno.

E os professores, segundo Mônica, são um dos diferenciais Promul, o que reflete na qualidade do curso.“Todos os nossos professores passaram por um teste seletivo, como qualquer professor colaborador da Universidade”, conta. Do ponto de vista da coordenadora do Programa, o contato que os estudantes vão ter com culturas estrangeiras também enriquece a experiência no curso. “Além de ele trabalhar em sala de aula a gramática, a escrita e a oralidade, o professor também vai trazer aspectos culturais de cada país”, destaca.

As inscrições seguem abertas até o dia seis de agosto, mas Mônica alerta para o número de vagas. “São 20 alunos por turma, quanto antes a pessoa fizer a inscrição e realizar o pagamento da taxa melhor. Porque só ele fzzer o cadastro e selecionar turma não garante a vaga”, pondera. Para fazer a inscrição e conferir a lista completa com as turmas e horários oferecidos basta acessar a página da Unicentro e na aba Serviços à Comunidade escolher a opção Programa Multicultural de Línguas. O início das aulas está previsto para o dia 12 de agosto. Vale lembrar que ao final de cada módulo o Promul emite uma certificação para os participantes.