Alunos de Comunicação da Unicentro são premiados em três categorias na Expocom Sul 2017

Os cursos de Comunicação da Unicentro seguem mostrando excelência no ensino. Dessa vez, a prova veio da Exposição de Pesquisa Experimental, a Expocom que, em sua versão Regional Sul, premiou três trabalhos de alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Instituição. A Expocom faz parta das atividades e da programação do Intercom, que é o maior congresso de estudos de Comunicação da América Latina.

Douglas recebeu dois prêmios – um individualmente e outro pro trabalho desenvolvido em grupo (Foto: UCS)

Na categoria “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão” o trabalho primeiro colocado foi “Santa Cruz Ocupado”. O responsável pela elaboração do videodocumentário foi o acadêmico de Jornalismo Douglas Kuspiosz. “O filme foi pensado durante a ocupação do Campus Santa Cruz, em 2016. Como eu estava participando da ocupação e estava vendo a importância que o movimento teve desde o começo, eu imaginei que aquilo seria algo importante para ser retratado dentro de um documentário”, comentou o estudante.

Durante a elaboração do produto vencedor, Douglas teve a supervisão e orientação da professora Ariane Pereira, responsável pela disciplina de Telejornal-Laboratório. “Para todo e qualquer aluno, de qualquer curso, uma premiação reflete a qualidade da sua formação. Então, para um estudante participar da Expocom, que faz parte do maior congresso da área de Comunicação de toda a América Latina, e ganhar é um grande privilégio”, destacou a docente.

Outro trabalho de alunos do curso de Jornalismo que também foi premiado é o audiobook “Protetores da Natureza”. O produto aborda a questão ambiental para crianças através da fauna local. Ele foi desenvolvido dentro da disciplina de Jornalismo Especializado e colocado em prática pelos acadêmicos Marina Pierini, Douglas Kuspiosz, Sabrina Ferrari e Carlos Souza, do terceiro ano do curso. “O nosso objetivo foi fazer um audiobook voltado para o público infantil. São três fábulas, utilizando animais aqui da fauna regional- a gralha azul, a onça pintada e o lobo guará”, explicou Marina.

Lucas Kumakura recebe o troféu pelo trabalho primeiro colocado na categoria Publicidade em Outros Meios (Foto: UCS)

Já no curso de Publicidade, um trabalho também foi vencedor da etapa regional da Expocom. Produzida pelos acadêmicos Lucas Kumakura, Fábio Gois, Mariana Valente e Camila Carneiro, a campanha #AjudeoFred, foi o trabalho mais bem avaliado na categoria “Publicidade em Outros Meios”. “É um produto desenvolvido na disciplina de atendimento e planejamento publicitário. Eu sempre propunha aos alunos que fizessem o trabalho de planejamento para alguma instituição filantrópica até para eles terem contato com esse outro setor da sociedade”, contou a professora Andressa Rickli.

Representando seus colegas no congresso da Intercom, Lucas Kumakura foi o responsável por apresentar o trabalho. Ele se mostrou muito satisfeito pela conquista. “Foi uma sensação ótima ganhar o prêmio, ter o nosso trabalho reconhecido e também levar o nome da Unicentro para fora. Mostrar que a nossa Universidade é forte, que nossos alunos são dedicados e que nós temos ótimos projetos para oferecer”, comemmorou.

Para a professora Éverly Pegoraro, orientadora do trabalho vencedor na categoria “Ficção em Áudio e Rádio”, as conquistas na Expocom são apenas um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos. “É um reconhecimento pelo empenho dos alunos, pela criatividade deles. O prêmio representa uma espécie de reconhecimento para esse empenho dos estudantes para superar os desafios que surgem, as dificuldades”, frisou a professora do curso de jornalismo.

Os alunos premiados na etapa regional da Expocom estão, agora, qualificados para a etapa nacional do prêmio, que ocorrerá durante o congresso nacional da Intercom, entre os dias 03 e 09 de setembro, em Curitiba.