Aluna de Química é selecionada para Curso de Verão do CNPEM

O CNPem, onde Ketlyn Borth, fará o curso de verão

A aluna Ketlyn Borth, do terceiro ano de Química da Unicentro, foi uma das 25 pessoas selecionadas num universo de 832 inscritos para o Programa de Bolsa de Verão do CNPEM, que é o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Os aprovados no processo de seleção têm a oportunidade de passar dois meses na entidade, em Campinas, São Paulo, realizando pesquisas.
Segundo o professor Fauze Anaissi, que ajudou a acadêmica no processo de inscrição, o CNPEM é um conglomerado de cinco laboratórios. “Tem o laboratório de microscopia, o de biocombustíveis e energias renováveis, o de biologia e o quinto laboratório voltado para análises gerais”.
Animada com a seleção, Ketlyn explica como foi o processo até ser selecionada para o programa. “É contado o seu histórico acadêmico, suas notas, o seu currículo Lattes e também você tem que escrever uma carta, sua mesmo, contando o porque você gostaria de ir então fazer esse estágio, esse curso. E também três cartas de recomendação de professores que já te deram aula”. Ela conta também que ficou surpresa de estar entre os escolhidos, já que o programa foi bastante concorrido. “No começo quando eu vi que era 832 inscritos eu falei para o professor, não isso é impossível, isso não vai acontecer. Porque não é só brasileiros que podem se inscrever, é da América Latina toda. Quando eu vi meu nome lá eu não sabia que reação tomar”.
Agora,com a aprovação garantida, Ketlyn já pensa em como será o trabalho de pesquisa que irá desenvolver. “Nós quando nos inscrevemos escolhemos a área que nós gostaríamos de trabalhar, então a área que eu escolhi é a área de materiais inorgânicos e nanotecnologia. Quando eu chegar lá eu vou receber um projeto, como se fosse uma Iniciação Científica em dois meses. Lá você aprende sobre os laboratórios, sobre a área que você escolheu e no final você tem que apresentar um relatório e um seminário”.
A seleção de Ketlyn para o Programa de Bolsas de Verão do CNPEM, segundo o professor Fauze, além de ser uma experiência gratificante para o aluno, faz com que a Unicentro esteja em destaque. “É de extrema importância, para a Universidade é um destaque, para o aluno é um ganho curricular imensurável, sair da graduação com essa experiência. Em termos científicos ela vai crescer muito, sem dúvida nenhuma. É um caminho que a gente espera que outros alunos trilhem”.