Divulgados os finalistas do Prêmio Franz Jaster de Comunicação 2016

franzjaster1A quarta edição do Prêmio Franz Jaster de Comunicação, promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial e realizado pela Unicentro – através da Coordenadoria de Comunicação Social –, teve 34 trabalhos inscritos em suas quatro categorias – Fotografia; Jornalismo Impresso ou Online; Material Televisivo; e Reportagem Radiofônica.
Os trabalhos finalistas foram definidos após avaliação dos inscritos por um júri técnico formado por professores da Unicentro. Nesse ano, o júri foi composto pelos professores Alexandre Lara, Ariane Pereira, Éverly Pegoraro, Luiz Henrique Vidal, Marcelo Cruz Mendes e Marcio Fernandes. Cada banca era composta por quatro membros – dois da área de Agronomia, , que avaliaram a correção das informações técnicas contidas nas reportagens; e dois do Departamento de Comunicação, que observaram os méritos informativos das peças em suas especificidades. Os jurados, individualmente, atribuíram uma nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) para cada trabalho e, posteriormente, foi feita a média aritmética das quatro notas.
Para o jurado Marcelo Cruz Mendes, a qualidade dos trabalhos inscritos foi o que mais chamou a atenção. “Esse ano, a qualidade dos trabalhos surpreendeu. Eu participo desde a primeira edição, em 2013, e nessa quarta, com certeza, presenciei um crescimento significativo na qualidade das peças”, enfatizou.
A categoria Fotografia teve 20 trabalhos inscritos e seus finalistas são: Bárbara de Oliveira Miranda, do Site Acig, com “Contraste plantação e céu”; Keissy Carvelli, do Semanário Integração, com “WinterShow em construção”; Rodrigo Disney, de Fatos OnLine, com “!O amarelo rentável da Canola”; e Scheyla Horst, da Revista Visual Guarapuava, com as Fotografia 1 e 2, publicadas na reportagem “Foco nas tecnologias, mas com respeito as origens”.
Oito foram os trabalhos concorrentes na categoria Jornalismo impresso ou online, que tem como finalistas Andréa Alves, de Fatos OnLine, com “Especial WinterShow – Em 2016, destaque para a canola e para as hortaliças de inverno”; Bárbara de Oliveira Miranda, da Revista Acig, com “Por que o agronegócio de mantém firme diante da crise?”; Carlos Guimarães Filho, do Boletim Informativo Faep, com “Revolução Silenciosa convertida em rendimento no inverno”; Geyssica Reis e Manoel Godeoy, da Revista do Produtor Rural, com “WinterShow: tudo sobre culturas de inverno”; e Keissy Carvelli, do Semanário Integração, com “Pesquisa avançada garante excelência em produção agrícola”.
Já a categoria Material Televisivo contou com apenas dois trabalhos inscritos e um finalista: Sérgio Mendes – RIC TV Record – WinterShow 2016.
Por fim, à categoria Reportagem radiofônica tem como finalistas Andréa Alves, pela Rádio Pioneira, com duas reportagens – “Hortaliça transforma o pequenos produtor em grande empresário” e “Safra da cevada pode bater novo recorde em 2016”; e Hemely Cardoso, da Rádio Faep, com “WinterShow 2016”.
A cerimônia de premiação será realizada na próxima quarta-feira, 23 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Jordãozinho, na colônia Jordãozinho, em Entre Rios, Guarapuava.