Alunos e professores da Unicentro tiram dúvidas da população sobre programa Nota Paraná
O “CPF na Nota” é um projeto de extensão desenvolvido por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unicentro, que tem como objetivo esclarecer dúvidas da comunidade sobre o programa Nota Paraná, do governo do Estado. Para isso, são realizados atendimentos públicos e gratuitos em locais de grande circulação de pessoas, como um supermercado.
O primeiro dia de atividades com a população foi sábado (5) e chamou a atenção de quem passava pelo Superpão Compre Mais. Um deles foi o motorista Raul Rocha Netto, que resolveu aderir ao programa Nota Fiscal Paraná, mas quando foi fazer o cadastro pela internet, um conflito na numeração entre o CEP e o CPF impossibilitaram a conclusão do registro. “Eu não estava conseguindo acessar bem certinho a numeração certa. Então, eu procurei o atendimento, eles tiraram a dúvida e já me cadastraram no programa. A gente que trabalha não tem tempo de ficar correndo atrás. Aqui ficou bem mais fácil e bem mais rápido também”.
Além de esclarecer dúvidas sobre a Nota Paraná, os alunos também realizavam a inscrição de pessoas que, por algum motivo, não conseguiram finalizar o processo de cadastramento em casa. Foi o que aconteceu com o casal Evanilda Silvério e Almir Izidoro. Interesse em participar do programa eles tinham, só não conseguiram fazer o cadastro por conta própria. Com a ajuda dos acadêmicos, eles resolveram o problema e aprenderam mais sobre o sistema de retorno do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). “Esse projeto é uma iniciativa muito legal, porque nós já tentamos fazer por conta própria o cadastro, mas não conseguimos. Hoje foi a oportunidade de fazer”, destaca Almir.
Para os acadêmicos, o projeto é uma oportunidade de colocar em prática toda a teoria que é vista em sala de aula. “É uma experiência para entender o que o público está pensando a respeito do assunto, porque a gente sabe a teoria, porém não sabe as dúvidas do cliente – por que ele não está fornecendo o CPF, quais as dúvidas, abordar esse lado também trás muito aprendizado”, comenta Vanessa Souza, uma das acadêmicas que faz parte do projeto.
Samuel De Oliveira, que também integra o grupo de extensionistas, destaca a importância do contato direto com o público na experiência da formação acadêmica. “É um trabalho que você está em direto contato com o público e isso mostra que o curso de Ciências Contábeis saiu de dentro do escritório de contabilidade, saiu de dentro da sala de aula e passou a ter convívio com a sociedade e começou a fazer diferença na sociedade”, comenta o estudante.
Se você também tem dúvidas sobre o programa Nota Paraná, atenção! O próximo atendimento está agendado para sábado, dia 12 de novembro, na praça de alimentação do supermercado SuperPão Compre Mais. O serviço é gratuito e estará disponível das nove da manhã até as cinco da tarde.