Comunicação em debate em dois eventos – Ímpares e Semana Acadêmica
Dois eventos movimentaram o campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste na última semana: o Ímpares da Comunicação e a 3ª Semana Acadêmica de Comunicação Social. O Ímpares foi uma iniciativa do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), liderado pelo professor Márcio Fernandes, e buscou trazer para a Universidade profissionais com carreiras singulares. “A gente aprende a se tornar diferente em nossas áreas vendo, aprendendo, e acompanhando as trajetórias de quem se deu bem. Então, nós buscamos construir uma programação que desse conta disso, com profissionais que, de alguma forma, tiveram um destaque”, explica o coordenador das atividades.

A jornalista Beatriz Dornelles abriu as atividades do Ímpares (Foto: Centro Acadêmico Carmen da Silva)
Para ser realizada em conjunto ao Ímpares da Comunicação, o Centro Acadêmico Carmen da Silva, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, propôs a 3ª Semana Acadêmica de Comunicação Social, evento que não era realizado há três anos. Renatha Giordani, presidente do Centro Acadêmico, afirma que a retomada da Semana Acadêmica foi uma das principais pautas desde o início dos trabalhos da atual gestão, e que isso é o começo de uma série de atividades que serão desenvolvidas no próximo ano.
“Nós queríamos dar visibilidade ao Centro Acadêmico de Comunicação Social que estava há bastante tempo parado. Então, quando nós o reativamos, pensamos a Semana Acadêmica a partir de uma programação voltada em sua integralidade para os acadêmicos dos cursos, para que essas informações pudessem somar à formação deles”, conta Renata. Os eventos foram realizados parcialmente nos dias 26 e 27 de outubro devido à paralisação estudantil e à greve dos professores da Universidade.
Abrindo a programação do dia 26 de outubro, a professora e jornalista Beatriz Dornelles falou sobre a sua trajetória dentro do jornalismo político, trazendo muitos exemplos de coberturas jornalísticas importantes, como a do impeachment de Fernando Collor de Mello. Beatriz cativou o público e ainda deu dicas para os acadêmicos que estavam presentes na palestra. “Toda a tecnologia que está sendo usada no jornalismo vem para beneficiar a profissão, mas isso não pode substituir a apuração. Não se pode fazer uma reportagem apenas pela internet. É preciso que os jornalistas vão para as ruas, perguntem, apurem realmente a informação”, disse Beatriz durante a palestra. Já à tarde, na programação da semana acadêmica, as professoras Maristela Scremin Valério e Nincia Teixeira e a acadêmica de jornalismo Beatriz Pimentel participaram da mesa redonda ‘O papel da mulher na sociedade’.
Logo pela manhã do dia 27, quem esteve presente no cinema da Unicentro pode assistir ao premiado filme Spotlight, que ganhou o Oscar de melhor filme no início deste ano. Com uma narrativa ágil e atuações singulares, o longa-metragem conta um dos maiores casos de abuso sexual infantil já descobertos e é um exemplo de investigação jornalística. “O filme traz todos os sonhos que a gente tem quando entra no curso: a apuração, a investigação, o envolvimento com assuntos sérios e que tem impacto na sociedade”, comentou Renatha.

O fotógrafo Marcos Hermes contou que é possível viver de fotografia e música (Foto: Centro Acadêmico Carmen da Silva)
À tarde foi a vez de Marcos Hermes, que fotografou desde Metallica até Cassia Éller e O Rappa, contar sua trajetória aos estudantes. Ele mostrou as fotografias que compõem a exposição ‘Brasileirô’, que reúne fotos dos maiores artistas da música brasileira e também falou sobre como viver de música e fotografia. “O fato deles estarem concentrados faz a informação ser melhor absorvida por eles, tanto aqui na Unicentro como onde eu estou passando para mostrar meu trabalho e tentar plantar a sementinha do bem”, disse Marcos.
A primeira parte do Ímpares da Comunicação e a 3ª Semana Acadêmica de Comunicação Social terminou com a palestra ‘A montagem como elemento da narrativa cinematográfica’, que foi ministrada pelo publicitário Éverton Guilherme. A continuação da programação ainda não tem data marcada, mas as coordenações estão dialogando para discutir o melhor momento para a finalização dos eventos.
* Com informações da assessoria de imprensa do Centro Acadêmico Carmen da Silva