Docente da Universidad Veracruzana visita Unicentro em busca de parcerias
A Unicentro recebeu a visita de Rúben Hernandez Ruiz, professor da Universidad Veracruzana (UV), localizada no México. De passagem pelo país para participar do Fórum Internacional de Inovação Educacional 2016, em Ribeirão Preto, Rúben aproveitou para se reunir com professores da Unicentro, na última semana, e estabelecer parcerias nas áreas de formação de docentes e inovação educativa.
A escolha pela Unicentro se deve ao acordo de cooperação acadêmica, formalizado entre as duas instituições em 2014, que já rendeu intercâmbios de docentes e acadêmicos em diversas áreas. O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, recepcionou o professor Rúben e enalteceu a iniciativa do docente. “É uma visita bastante importante, ele quis otimizar uma vinda ao Brasil para também conhecer a Unicentro. Esse é o primeiro passo de qualquer ação de colaboração e de parceria nacional ou internacional. O que faz as parcerias acontecerem é o fato das pessoas se conhecerem, os pesquisadores se conhecerem, trocarem experiências e é, só a partir disso, que as ações de parceria de fato acontecem. Então, essa visita tem uma fundamental importância nesse sentido, já que potencializa as ações de cooperação que desenvolvemos com a Universidad Veracruzana”, afirmou.
Gerente de projetos educacionais para a formação de docentes e professor de habilidades de pensamento e de leitura, Rúben trabalha em um projeto de inovação educativa que mescla a religação entre o pensar, osentir e o expressar, tendendo para a formação integral dos indivíduos, chamado “Gestão de aprendizagem sustentável”. Este foi o tema que pautou as diversas conversas com os professores da instituição.
“Tenho algumas linhas de observação: inovação educativa, educação virtual ou educação a distância e formação de professores, e este conjunto ‘gestão de aprendizagem sustentável’ é o eixo para as três. Participei de uma reunião de trabalho com alguns professores de Comunicação, Pedagogia, Biologia, Ciências Contábeis, precisamente para convidá-los para fazer uma investigação conjunta. Uma investigação para aplicar o diário de vida e aprendizagem que é minha proposta. Ou seja, fazermos um estudo comparativo entre estudantes da Universidade Veracruzana e da Unicentro”, detalhou Rúben.
Em sua primeira visita à Unicentro, Rúben descreveu a importância de um acordo de cooperação entre universidades de países tão distantes, mas ao mesmo tempo tão parecidos. “Acho que Brasil e México são dois polos de desenvolvimento, então há muitas linhas de desenvolvimento que podem ser complementares uma à outra”.