XXV Iracont debateu as novas perspectivas para a área de Contabilidade

Evento contou com a parceria de entidades profissionais (Foto: Marina Lukavy)

O campus Irati da Unicentro sediou a XXV Semana de Estudos de Contabilidade, conhecida como Iracont. Foram debatidas as mudanças envolvendo aspectos gerenciais, normativos e fiscais pelas quais a contabilidade vem passando nos últimos anos, e também, os meios para o acompanhamento da internacionalização dos negócios e da evolução da tecnologia da informação.
O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona participou da abertura oficial do evento e destacou as conquistas do curso ao longo da sua trajetória, que é marcada por diferentes estágios de dificuldade. “Cheguei na Unicentro em 1993 e o Iracont já existia. Acompanhava, naquela época, o processo de organização desse trabalho todo e fico muito feliz em poder estar como reitor da Universidade nesse momento em que se comemora o jubileu de prata de um grande e tradicional evento da nossa instituição, que muito representa para a discussão e formação dos nossos estudantes e profissionais da área contábil”, ressalta o reitor.

Professora Telma, durante a abertura, lembrou que a área vive um momento de reflexão (Foto: Marina Lukavy)

Para o vice-diretor do campus Irati, professor Erivelton Fontana de Laat, um dos aspectos que chama a atenção no evento é a parceria com as entidades ligadas à profissão. “O Departamento de Contábeis, através do Iracont, consegue aglutinar esses profissionais ao decorrer dos anos com muita facilidade. Isso é muito importante para o acadêmico que está aqui dentro e para o profissional que também vem se reciclar e, com isso, mantém uma chama da profissão acesa. Ela se discute aqui em suas questões de ética, de profissão, e de áreas e, ao mesmo tempo, participa da formação dos futuros profissionais da própria área da contabilidade”, salienta Erivelton.
A Semana de Estudos em Contabilidade permitiu a reflexão dos caminhos da área e das tendências. Segundo a chefe do Departamento e coordenadora do Iracont, professora Telma Regina Stroparo, as novas implicações da legislação atual obrigam que o contador tenha um perfil diferenciado, em função das responsabilidades e exigências que aumentaram. “Vivemos um momento de reflexão do nosso papel diante da sociedade, que não é mais apenas de prestar contas, mas de mudar as práticas em função de uma ética e de uma responsabilidade social que vêm implícitas. Não se admite mais um contador que observe e pratique atos que não condizem com o que a sociedade espera, como responsabilidade social, ética e zelo”, afirma a professora.

Aldo Nelson Bona entrega certificado a aluna homenageada (Foto: Marina Lukavy

Além dos acadêmicos do campus Irati, participaram da abertura do Iracont estudantes do campus avançado de Prudentópolis. Na ocasião, também foi realizada uma homenagem aos alunos com maior nota nos anos de 2014 e 2015. “Essa é uma tradição no curso de Contábeis, todo ano eles ficam esperando para saber quem é o aluno com maior nota. O critério é a Diap [Divisão de Apoio Acadêmico] que faz uma análise das notas e estabelece quem é o aluno com mérito acadêmico, assim, os alunos com maior média são homenageados. É tradição no curso e funciona como uma forma de competição saudável entre eles”, explica a professora Telma.
A cerimônia de abertura do Iracont também marcou o início dos trabalhos do XI Congresso Empresarial de Prestadores de Serviços, em uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas dos Campos Gerais (Sescap) e o Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa (Sicopon).