Criatividade e Ludicidade em discussão no XII Simpósio de Arte-Educação
O XII Simpósio de Arte-Educação da Unicentro teve como tema “Criatividade e Ludicidade”. O evento, promovido pelos professores do departamento de Arte, teve como objetivo proporcionar aos participantes o contato com o conhecimento científico na área, além da experimentação de processos criativos e práticas pedagógicas em Arte.
“O simpósio é fundamental para que os acadêmicos tenham acesso à outras visões, de outros profissionais. Essa questão de ver outras realidades, de conhecer novas abordagens que o curso não contempla”, explica a coordenadora do evento, professora Érica Gomes.
O Simpósio, que durou uma semana, contou com uma programação intensa. Foram oficinas, comunicações orais, relatos de experiências, mesas redondas, sessões de cinema e apresentações artísticas. Além disso, o livro “Ensino de música para pessoas com deficiência”, de Shirlei Escobar Tudissaki, foi relançado durante o evento.
“Eu vim por essa troca de ideias sobre Arte. Eu trabalho muito com essa área de educação musical e esse livro é resultado da minha pesquisa de mestrado. Eu analisei como são os processos de ensino e aprendizagem dentro de escolas especializadas para cegos, como eles aprendem a música”, comentou Shirlei. “Muitas vezes, os alunos não conseguem acessar o conteúdo se ele for aplicado de modo convencional, de modo tradicional. E o lúdico traz essa brincadeira que faz o aluno aprender brincando”.
O Simpósio de Arte-Educação não contemplou apenas os acadêmicos. Com exceção das oficinas, todo o resto da programação – como as palestras e apresentações artísticas – era aberta ao público. A acadêmica de Arte Amanda Ziegemann gostou dos temas e das abordagens dadas à eles durante a semana de atividades. “A programação tinha muita variação de tema e conteúdo. O simpósio é uma maneira divertida e interessante de aprender sobre esses assuntos de maneira prática”, comenta a estudante.
O simpósio de Arte-Educação, que é realizado na Unicentro desde 2003, é uma referência regional de evento científico na área.