Acadêmicos de Turismo de três universidades paranaenses participam de Gincana

Com o tema “Turismo e Tecnologias”, a Unicentro e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizaram em parceria a XII Jornada Acadêmica de Turismo (Fitur) e o IV Congresso de Turismo dos Campos Gerais (Congretur). Além da apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, a programação também incluiu a II Gincana Acadêmica Cultural de Cursos de Turismo.

Uso das redes sociais foi estimulado no encontro (Foto: Coorc)

Uso das redes sociais foi estimulado no encontro (Foto: Coorc)

“Como é um tema atual nas discussões sobre o Turismo, era um assunto que a UEPG queria trabalhar em seu evento e nós da Unicentro também. Então, por que não unir forças e fazer o evento juntos?”, avaliou a professora Paula Grechinski, do Departamento de Turismo da Unicentro.
A professora Valéria Albach, do curso de Turismo da UEPG, lembra que para trabalhar o tema Turismo e Tecnologias, durante os dias do congresso, foram apresentadas técnicas, experiências e relatos que envolvem o tema, o conceito de economia colaborativa, aplicativos, entre outros pontos que envolvem a área. Para a professora, os profissionais de Turismo não precisam necessariamente ter o conhecimento técnico, mas saber onde buscar esses recursos.
“É um tema que nas nossas disciplinas, curricularmente, ainda não conseguimos contemplar toda a evolução. É bem importante que ele seja discutido paralelamente e que tenhamos mais subsídios para os nossos currículos. A questão da rede mundial de computadores, as mídias sociais, e os relacionamentos que os alunos constroem nos eventos, tudo isso faz parte deste objetivo”, ressalta Valéria.
Além dos acadêmicos da Unicentro e da UEPG, participaram do encontro alunos do curso de Turismo e Meio Ambiente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. “Os cursos de Turismo aqui do Paraná precisam ter mais força, conhecer as outras faculdades. E nós, os nossos futuros colegas de trabalho. Como profissionais ou estudantes, estas iniciativas permitem que possamos interagir e fazer novas amizades”, destaca o estudante da Unespar, Fernando Ferrari.

A equipe vencedora (Foto: Coorc)

A equipe Highlander’s, vencedora da Fitur 2016(Foto: Coorc)

Com os conceitos de tecnologia e turismo, a gincana propôs uma imersão nas redes sociais. Os alunos criaram perfis, produziram vídeos e compartilharam informações. Para cumprir as provas, as equipes tiveram que usar a criatividade para criar gritos de guerra e cosplays. Mas também usaram o conhecimento teórico para simular a venda de um roteiro turístico e criar um vídeo para apresentar o curso.
“Vemos a Gincana como uma possibilidade de integração entre os alunos e de nós professores estarmos também integrando num momento festivo realmente, de confraternização. São disputadas provas que trabalham tanto a questão teórica e prática, quanto de animação e criatividade, favorecendo que os nossos alunos, primeiro, integrem entre eles, que as equipes devem ser formadas pelos próprios acadêmicos do curso, e ao final acaba havendo uma confraternização entre os alunos das próprias universidades”, salienta o chefe do Departamento de Turismo da Unicentro, professor Diogo Lüders Fernandes.
Ao final da Gincana, a expectativa para saber a equipe vencedora era grande. E foram as meninas da equipe Highlander’s, da UEPG, que conquistaram mais pontos e venceram a gincana. “Nós somos uma equipe um pouquinho mais experiente, a maioria de nós tem mais de 40 anos. É uma experiência única, porque voltar para a universidade depois de anos que saímos, voltamos com outro pique, com outra experiência realmente, e é uma forma de aprender de novo de outra maneira”, afirma a acadêmica Rosângela Grigol, integrante da Highlander’s.

Deixe um comentário