Unicentro representada nas comemorações pelos 10 anos da Universidade Aberta do Brasil
O Fórum de Coordenadores UAB – do qual a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro (Nead), professora Maria Aparecida Crissi Knuppel, faz parte – promoveu, em 27 de setembro, uma mesa-redonda em comemoração pelos dez anos de implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A discussão abriu a nona reunião do grupo e contou com a participação do presidente da Capes, professor Abilio Baeta Neves; do novo diretor da Capes para EaD, Carlos Lenuzza; do presidente da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) e reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona; da presidente da Andifes (Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Angela Maria Paiva; e do senhor Antonio Ribeiro da Costa Neto, representante do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).
Ao fazer uso da palavra, o reitor Aldo Nelson Bona, na condição de presidente da Abruem, destacou que das 45 instituições de ensino superior associadas 25 estão credenciadas e participam do sistema UAB. “As nossas universidades já promovem a interiorização do ensino superior através da modalidade presencial, porém esse trabalho foi ampliado com a educação a distância nos moldes conduzidos pela Capes”, lembrou Aldo.
“Aproveitei a ocasião, ainda”, salientou Bona, “para reiterar que a Capes, durante o processo de discussões para a reformulação do sistema de educação a distância, precisa, necessariamente, dialogar com o Fórum de Coordenadores da UAB, que é instância mais qualificada para contribuir com a reformulação da oferta em EaD”.
Após a mesa, Aldo Bona participou de uma reunião com o novo diretor para EaD da Capes. “Ficou decidido que cada entidade – Abruem, Andifes e Conif – indicará um titular e um suplente para compor um grupo de trabalho encarregado de discutir a institucionalização da EaD”, contou.