Geografia da Unicentro também é quatro estrelas segundo o Guia do Estudante

A Unicentro tem, cada vez mais, se tornado conhecida e reconhecida pelo seu comprometimento com a qualidade do ensino oferecido. Nossa instituição teve em 2016, por exemplo, diversos cursos estrelados na avaliação realizada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Dentre os dez cursos que receberam quatro estrelas, está o de Geografia. A notícia da boa classificação foi recebida com alegria no departamento. “Nós ficamos bastante satisfeitos, felizes com esse resultado”, disse o chefe do Departamento de Geografia, Sérgio Fajardo.
geografia3O curso de Geografia é um dos mais antigos da Universidade e, de acordo com o professor Sérgio teve um avanço significativo ao longo dos anos. Hoje, são aproximadamente duzentos acadêmicos entre licenciandos e bacharelandos. O corpo docente é composto por vinte professores efetivos e por seis colaboradores.
Luiz Gilberto Bertotti ingressou como aluno no curso de Geografia Licenciatura, ainda na antiga Fafig. Depois de formado, se tornou professor colaborador e, mais tarde, professor efetivo do Departamento. Para ele, esse reconhecimento é o resultado de um trabalho coletivo. “A gente se sente muito orgulhoso, muito honrado. É um trabalho realizado por todo o corpo docente. Temos que avaliar todos os elementos que compõem nossa estrutura, desde os professores, os alunos, as condições que a universidade oferece. Foi tudo isso que culminou no nosso sucesso”, destacou.
geografia7“Sem dúvidas”, corrobora Fajardo, “é o resultado do esforço de todos os professores, principalmente nos últimos quinze anos, tempo em que todos se qualificaram. Hoje, temos um quadro docente com uma maioria de doutores”.
Para chegar ao número de estrelas que confere a cada curso, a avaliação realizada pelo Guia do Estudante leva em conta diversos aspectos. Entre eles estão produção científica e a infraestrutura. Pontos em que o curso de Geografia se sobressai. “O curso tem a possibilidade de oferecer alternativas para que o acadêmico desenvolva atividade de pesquisa. Por exemplo, nós temos o grupo PET já há mais de 20 anos. Além de grupos de pesquisa que surgiram ao longo do tempo”, lembrou Fajardo. E para atender a demanda dos acadêmicos, o curso conta com laboratórios didáticos e de pesquisa. “Os laboratórios didáticos, basicamente são os laboratórios de Geologia, Cartografia e Geoprocessamento. Além desses, temos vários laboratórios de pesquisa. Laboratórios de Geografia Política, Geografia Agrária e Climatologia são alguns deles”.
geografia5A acadêmica Mayara Kurta também destacou as qualidades que fazem com que o curso mereça a boa avaliação recebida. “Na pós-graduação é ofertado o mestrado e doutorado, o que facilita ao aluno que pretende seguir a carreira acadêmica. Também existem os programas de incentivo à pesquisa na graduação como Iniciação Científica, PET, e PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), além de outros grupos de pesquisa em diversas área,s tanto da geografia física quanto da geografia humana. Pelas disciplinas também é possível ter uma conversa profissional com diversas áreas, o que é muito bom pra nossa formação do mercado de trabalho”.
O curso também teve avanços significativos na pós-graduação. “Nós tivemos o nível de mestrado e hoje temos também o nível de doutorado. Praticamente nós atingimos todos os níveis da formação profissional desde a graduação até a pós-graduação”, lembrou o professor Bertotti.

Deixe um comentário