Processo de avaliação institucional da Unicentro, agora, inclui apreciação de egressos
A Diretoria de Avaliação Institucional (Dirai) da Unicentro está implementando um projeto piloto de avaliação institucional incluindo os egressos da universidade. Questionários estão sendo encaminhados, por email, para os formados nos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos, lotados no Cedeteg, e Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, ofertados no campus de Irati, nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. “Inicialmente, nós escolhemos esses quatro cursos pela área de abrangência dos seus estágios, pela amplitude geográfica que eles têm, os alunos saem da Unicentro e vão trabalhar em todas as partes do Brasil”, explica Carlos Stange, presidente da Comissão Própria de Avaliação da universidade.
As respostas ao questionário ajudarão a universidade a analisar e a compreender questões que dizem respeito ao alinhamento entre a formação oferecida pela Unicentro e as expectativas e exigências do mercado de trabalho. Outro ponto fundamental para a Unicentro é verificar qual é o posicionamento do ex-aluno em relação à Unicentro, ou seja, se há um sentimento de pertencimento desse egresso para com a universidade. Os critérios de avaliação, segundo Marafon, “vão desde a questão socioeconômica do aluno, passando pela área educacional – se ele segue estudando, como ele se atualiza – até o ponto da percepção de como esse egresso se identifica com nossa instituição”.
Uma das funções da avaliação institucional, conforme Carlos Stange, diretor de Avaliação da Unicentro, é analisar a efetividade do curso na formação e atuação profissional do aluno. “É preciso avaliar o que o egresso leva da universidade para sua vida. A pergunta básica é essa: que importância teve, que importância tem a universidade na vida dele?”.
A participação dos egressos no processo de Avaliação Institucional permitirá, por exemplo, verificar como está a estrutura dos cursos, permitindo que os departamentos pedagógicos reavaliem constantemente seu planejamento. “Nossos ex-alunos podem nos indicar quais áreas específicas do curso precisam ser vistas com mais ou menos profundidade, se nosso enfoque está sendo o mais pertinente. Então, essas discussões é que nós pretendemos promover a partir da coleta e envio desses dados para os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos”, complementa Stange.
O objetivo é que essa etapa de avaliação pelos ex-alunos seja estendida para todos os cursos da Unicentro – num segundo momento, o questionário será enviado, assim, para os egressos da área de Saúde e na sequência para os formados na área de Ciências Sociais e Aplicadas – e que se torne anual.