Pesquisa aplicada desenvolvida na Unicentro é segunda colocada em premiação estadual
Recém-formado em Ciências Econômicas pela Unicentro, Júnior Hardt Miranda obteve a segunda colocação no 26° Prêmio Paraná de Economia. O evento é organizado pelo Conselho Regional de Economia do Paraná e tem como objetivo estimular e valorizar a produção científica na área das Ciências Econômicas.
Júnior inscreveu seu trabalho de conclusão de curso, que tem como tema “A teoria econômica escrita em linguagem acessível ao ensino fundamental: uma colaboração para a estratégia nacional de educação financeira”, na categoria Economia Pura e Aplicada. O TCC propõe introduzir a educação financeira no aprendizado de crianças do ensino fundamental através de um livro pedagógico.
“Esse trabalho ele vem agregando uma ferramenta para abordagem da educação financeira nas escolas, utilizando uma linguagem pedagógica, desenhos ilustrativos, explicando a teoria econômica de uma forma clara e acessível para as crianças”, explica Júnior. “No Brasil, existe essa carência de educação financeira. Então, o tema foi trabalhado nesse sentido, de ensinar desde cedo como lidar com o dinheiro”.
O trabalho, segundo o professor Amarildo Hersen, orientador do trabalho, passou por duas bancas avaliadoras, uma na Unicentro e outra no Conselho Regional de Economia. “Os TTCs, quando são bem avaliados nas instituições de origem, eles podem ser encaminhados para o Prêmio Paraná de Economia. Lá, ele passa por um segundo crivo feito, as cegas, por uma banca composta por professores da área de economia, que vão fazer novamente uma avaliação desse trabalho. Mediante a nota atribuída é que acaba acontecendo a classificação”.
Segundo o professor, participar de eventos como o Prêmio Paraná de Economia é uma oportunidade para os acadêmicos mostrarem o que é desenvolvido durante a graduação. “A ideia é estimular esses alunos, para que eles produzam um material científico interessante, dando uma possibilidade de estimulo à sequência da pesquisa, seguir para uma qualificação, para uma especialização, um mestrado, um doutorado”, afirma.
No caso de Júnior, essa continuidade se dará pela aplicação da proposta. “É uma nova perspectiva que eu tenho, de tocar adiante, transformando aquela proposta que eu coloco na monografia em um livro para se trabalhar nas escolas”, comenta.