Arraiá movimentou campus Santa Cruz
Um dia comum no campus Santa Cruz da Unicentro, não fosse pelos corredores vazios… Já do lado de fora, num dos estacionamentos, movimento e muita animação no primeiro arraiá do Santa Cruz. A ideia da festa surgiu nas reuniões do Conselho Consultivo do Campus e teve grande adesão dos acadêmicos. Foram eles que cuidaram da organização, desde a montagem da decoração das barracas até a escolha do que seria vendido. “Uma das ações do nosso campus é o Conselho Consultivo. Dentro dessas reuniões nós tivemos a ideia, eles incorporaram, acharam que também era possível. Eles decidiram o que cada um ia vender. Nós estamos muito felizes que isso está sendo concretizado”, explica a professora Christine Lima, vice-diretora do campus Santa Cruz.
Além da música boa, que ficou por conta dos alunos das Oficinas Culturais da Unicentro, quem veio ao Arraiá pôde aproveitar as deliciosas comidas típicas das festas juninas. A turma da Jislaine Pires, do primeiro ano de Pedagogia, por exemplo, trouxe diversos doces. “Estamos vendendo cocada, maça do amor e pé de moleque. Esse dinheiro, que nós estamos arrecadando, nós vamos usar para fazer uma viagem no fim dos quatros anos de curso”.
O Arraiá foi uma iniciativa da direção do campus Santa Cruz. “É uma iniciativa de fazer um evento que congregue a comunidade acadêmica com a comunidade do entorno da universidade”, ressaltou o reitor da universidade, professor Aldo Nelson Bona, enquanto provava os bolos vendidos nas barraquinhas.
Integração que foi percebida pela Andressa Rodrigues e por seus colegas do segundo ano do curso de Arte. “Nós acabamos conhecendo pessoas que na rotina não conheceríamos. Achei bem legal. É uma confraternização bem divertida; dá trabalho, mas estamos nos divertindo”.
O Moisés Alexandre da Silva, funcionário da Unicentro, deu uma escapadinha do trabalho para curtir um pouco o Arraiá. Com tantas delícias a venda na festa, ele resolveu levar um pouco das comidas para casa. “Daqui a pouco vou dar um rolezinho e vou provar alguma coisa. Vou levar para casa, está quase na hora da janta, vou levar!”.
Com o sucesso do primeiro Arraiá, a direção de campus já pensa em repetir a dose nos próximos anos. “Os acadêmicos estão se divertindo e, era isso que eu, particularmente, queria. Que os acadêmicos se divertissem, que eles curtissem e soubessem que a universidade também é um lugar de cultura, de confraternização e de convivência”, finalizou Christine.
Confira a reportagem audiovisual sobre o Arraiá do Santa Cruz na Unicentro WebTV, nosso canal no YouTube: https://youtu.be/h3Qwk5u_0oc