Obra do cineasta Akira Kurosawa em destaque, no mês de junho, no Cine Unicentro

Obra do cineasta Akira Kurosawa em destaque, no mês de junho, no Cine Unicentro

junhoO Cine Unicentro entra em seu segundo mês de exibições, após sua reforma e reinauguração. Nesse mês de junho, as sessões abertas à comunidade universitária e guarapuavana serão destinadas à discussão da obra de Akira Kurosawa. “Ele foi e é um dos cineastas mais importantes do Japão. Seus filmes influenciam uma grande geração de diretores de todo o mundo”, explicou Francismar Formentão, professor do Departamento de Comunicação Social e um dos responsáveis pela programação do cinema.
Ao longo de sua carreira, Kurosawa dirigiu 30 filmes e, em 1989, foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra. Cinco desses longa-metragens serão exibidos ao longo do mês de junho, sempre às quintas-feiras, na “Mostra Akira Kurosawa” do Cine Unicentro. Hoje (2), abrindo a série, o filme em destaque é A fortaleza escondida, de 1958.
A fortaleza escondida, que mescla comédia e aventura, é a história de uma princesa medieval, seu general leal e dois camponeses que precisavam viajar através das linhas inimigas para retornarem a sua região de origem. Atualmente, o filme – que, na época de seu lançamento conquistou os japoneses e foi bem recebido pelos críticos – é considerado uma das obras de menos peso de Kurosawa. Porém, permanece popular porque é uma das influências de George Lucas para Star Wars.
Os outros filmes que serão exibidos na “Mostra Akira Kurosawa” são: Os sete samurais (09/06), Rashomon (16/06), Trono manchado de sangue (23/06) e Yojumbo (30/06).
E fechando o mês, no último sábado de junho, é a vez das crianças. No dia 25, será exibida a animação de fantasia, também de origem japonesa, Meu amigo Totoro. O filme conta a historia de duas jovens e suas aventuras com espíritos da floresta amigáveis, na área rural do Japão, após a guerra.

Serviço: A fortaleza escondida, Cine Unicentro, 02 de junho de 2016, 19h30, entrada franca.

Deixe um comentário