Professores da área de Ciências da rede básica de ensino passam por capacitação promovida pelo Departamento de Química
Para que a aprendizagem de processos químicos seja possível, muitas vezes, é necessário ter o equipamento certo e saber manuseá-lo. Desse modo, pensando em levar o ensino prático de Química para as salas de aula do ensino básico, foi criado o curso “Experimentação em Química para Colégios Técnicos no Ensino Médio”, coordenado pela professora Elisa Aguayo, do Departamento de Química da Unicentro. “Um dos objetivos desse programa é a capacitação docente em Química, em Biologia em Ciências. E, assim, melhorar o debate dessa relação ensino-aprendizagem em Ciências”, explicou Elisa.
O curso torna efetiva a aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, promovendo a aprendizagem do manuseio de equipamentos e do desenvolvimento de atividades experimentais em Química “Nós recebemos do MEC várias aparelhagens, que têm em várias indústrias. Então, os alunos entram no laboratório com um grande entusiasmo e vontade de manuseá-los. Através desse curso, tivemos a oportunidade de aprender a usá-los.”, contou a professora Berenice Ramos, que está participando da capacitação.
O curso é vinculado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências, e tem apoio do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro. É na escola trécnica que o professor Henry Gasparotto poderá aplicar todo o conhecimento adquirido durante a capacitação. “No Colégio Agrícola nós temos os setores de agricultura e pecuária. E temos muitos dados que nós temos que coletar e enviar para os laboratórios e mensurar valores. O curso vem no sentido de aprender a usar para depois aplicar na prática”, comemorou o professor.
Por também estar vinculado ao Programa de Educação Tutorial, o PET-Química, toda a explicação sobre os equipamentos e as pesquisas que podem ser realizadas a partir deles é feita pelos acadêmicos do curso da Unicentro. Gabriel Leite está no segundo ano e vê na proposta uma oportunidade de preparação para quando estiver em sala de aula. “Conseguimos ter vários conceitos melhor definidos, melhor explicados e quando eu estiver fazendo uma pesquisa, ou ensinando alguém, já vou ter uma certa experiência com isso”.
No total, são 12 professores participando do curso. Para a professora Berenice, os benefícios dessa proximidade com a universidade vai refletir dentro das escolas. O projeto se estende até o ano que vem. Para os participantes, a professora Elisa garante que tem muita novidade programada. “No semestre que vem, no ano que vem escolheremos outros equipamentos para ter essa diversidade de conhecimento em cima de um instrumento”.