Professores da área de Ciências da rede básica de ensino passam por capacitação promovida pelo Departamento de Química

Professores da área de Ciências da rede básica de ensino passam por capacitação promovida pelo Departamento de Química

Atividade prática desenvolvida na capacitação dos professores de Ciências (Foto: Fagner Busmayer)

Atividade prática desenvolvida na capacitação dos professores de Ciências (Foto: Fagner Busmayer)

Para que a aprendizagem de processos químicos seja possível, muitas vezes, é necessário ter o equipamento certo e saber manuseá-lo. Desse modo, pensando em levar o ensino prático de Química para as salas de aula do ensino básico, foi criado o curso “Experimentação em Química para Colégios Técnicos no Ensino Médio”, coordenado pela professora Elisa Aguayo, do Departamento de Química da Unicentro. “Um dos objetivos desse programa é a capacitação docente em Química, em Biologia em Ciências. E, assim, melhorar o debate dessa relação ensino-aprendizagem em Ciências”, explicou Elisa.
O curso torna efetiva a aproximação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, promovendo a aprendizagem do manuseio de equipamentos e do desenvolvimento de atividades experimentais em Química “Nós recebemos do MEC várias aparelhagens, que têm em várias indústrias. Então, os alunos entram no laboratório com um grande entusiasmo e vontade de manuseá-los. Através desse curso, tivemos a oportunidade de aprender a usá-los.”, contou a professora Berenice Ramos, que está participando da capacitação.
O curso é vinculado ao Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências, e tem apoio do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins e do Centro Estadual de Educação Profissional Arlindo Ribeiro. É na escola trécnica que o professor Henry Gasparotto poderá aplicar todo o conhecimento adquirido durante a capacitação. “No Colégio Agrícola nós temos os setores de agricultura e pecuária. E temos muitos dados que nós temos que coletar e enviar para os laboratórios e mensurar valores. O curso vem no sentido de aprender a usar para depois aplicar na prática”, comemorou o professor.
Por também estar vinculado ao Programa de Educação Tutorial, o PET-Química, toda a explicação sobre os equipamentos e as pesquisas que podem ser realizadas a partir deles é feita pelos acadêmicos do curso da Unicentro. Gabriel Leite está no segundo ano e vê na proposta uma oportunidade de preparação para quando estiver em sala de aula. “Conseguimos ter vários conceitos melhor definidos, melhor explicados e quando eu estiver fazendo uma pesquisa, ou ensinando alguém, já vou ter uma certa experiência com isso”.
No total, são 12 professores participando do curso. Para a professora Berenice, os benefícios dessa proximidade com a universidade vai refletir dentro das escolas. O projeto se estende até o ano que vem. Para os participantes, a professora Elisa garante que tem muita novidade programada. “No semestre que vem, no ano que vem escolheremos outros equipamentos para ter essa diversidade de conhecimento em cima de um instrumento”.

Deixe um comentário