Cine Unicentro tem exibição pública nessa quinta

Cine Unicentro tem exibição pública nessa quinta

Cinema

O Cine Unicentro, que fica no Campus Santa Cruz, foi reformado, reestruturado e está voltando a ter sessões abertas à toda a comunidade. As exibições públicas tiveram início há duas semanas, com a exibição do documentário “29”. “Nós entregamos o cinema para a comunidade universitária, mas também para a comunidade em geral. Nossa ideia é que ele seja, sim, usado para as atividades didático-pedagógicas, como vinha ocorrendo nos últimos anos. Mas também queremos que os guarapuavana tenham aqui uma possibilidade de acesso à cultura e à filmes que não estão nos espaços comerciais”, explicou o diretor do campus Santa Cruz, professor Ademir Fanfa Ribas.

Para isso, as noites de quinta-feira foram reservadas às exibições públicas e gratuitas. “Um grupo de professores, de diversas áreas, que estudam cinema, ficou responsável por definir uma programação mensal. Assim, nas quintas teremos filmes voltados para o público adulto e, depois, da exibição, contaremos, ainda, com debate sobre o conteúdo e/ou sobre a organização fílmica”, explicou Francismar Formentão, professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do projeto.

Nessa quinta, 12, o filme é “O dia que durou 21 anos”, dirigido por Camilo Tavares. O documentário brasileiro mostra a participação dos Estados Unidos, desde 1962, na preparação do golpe militar de 1964. Com documentos secretos e áudios originais da CIA, a agência de investigações do governo americano, o filme mostra como os presidentes dos Estados Unidos, John Kennedy e Lyndon Johnson, arquitetaram e executaram o plano civil, político e militar para tirar o presidente João Goulart do poder.

Print

Já na próxima semana, de 16 a 20 de maio, o Cine Unicentro exibirá a Mostra “Mr Fake – Orson Welles e a autoria na indústria do cinema”. Sempre às 19h30 serão exibidos os filmes “Cidadão Kane”, segunda; “Soberba”, terça-feira; “A marca da maldade”, quarta; “The trial”, na quinta; e “For Fake”, na sexta, encerrando a Mostra.

Além das sessões das quintas-feiras, o projeto conta também com uma exibição mensal, sobre no último sábado do mês, de um filme infantil. Em maio, no dia 28, às 14h, também com entrada franca, as crianças poderão conferir a animação brasileira “O menino e o mundo”, de Alê Abreu.

Deixe um comentário