19 pequenos produtores receberam, só esse ano, Certificação de Orgânicos pelo Núcleo Guarapuava/Unicentro

orgânico2

O núcleo de Guarapuava do Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos continua realizando visitas técnicas à propriedades da região. No final do mês de abril, cinco sítios – dois localizados em Guarapuava, dois em Rio Azul e um de Pitanga – passaram pelo processo de auditoria. Todos os produtores já possuíam a certificação e as ficalizações tinham como objetivo a manutenção do selo de qualidade. Como os processos de cultivo, nas cinco propriedades, estavam em conformidade com as exigências do programa, a renovação foi autorizada.

Durante os meses de maio e junho as auditorias estão suspensas e novas fiscalizações só serão agendadas depois que o Programa for renovado, o que deve ocorrer em julho deste ano. O Programa Paranaense de Certificação de Orgânicos é uma parceria entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e as universidades estaduais paranaenses. Neste ano, só o Núcleo Unicentro já conferiu 19 selos de qualidade na produção de orgânicos.

orgânico

Os agricultores que tiverem interesse em obter a certificação de produção orgânica devem entrar em contato com a equipe do programa e fazer a solicitação. Toda a orientação técnica destinada ao produtor é feita gratuitamente. Mais informações pelo telefone (42) 3629-8352.