Iniciação Tecnológica é tema de workshop no campus Cedeteg

Iniciação Tecnológica é tema de workshop no campus Cedeteg

Professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec).

Professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec).

Na última quarta-feira (6), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Proiti), realizou um workshop sobre Iniciação Tecnológica e Inovação, ministrado pelo diretor da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec), Paulo Rogério Pinto Rodrigues.

O evento foi realizado no campus Cedeteg e reuniu acadêmicos e professores interessados em participar do programa. De acordo com a professora Katielle Córdova, diretora de Pesquisa, o objetivo do workshop foi esclarecer a diferença entre Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica. “A Iniciação Científica é uma pesquisa pura e aplicada, enquanto a Iniciação Tecnológica visa a inovação. Trabalha a possibilidade de criação, seja um produto ou um processo, mas que possa ser aplicado”, explicou Katielle.

Para o professor Paulo Rogério, o workshop foi um momento importante para explicar alguns conceitos. “Falamos sobre o que é uma ideia, o que é uma invenção e o que é, realmente, a tecnologia. Falamos, também, sobre as leis nacional e estadual de inovação tecnológica e reforçamos que pesquisas sobre inovação tecnológica podem ser feitas em diversas áreas do conhecimento”, disse Paulo.

As inscrições para o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação encerram no dia 25 de abril. Até lá, alunos e professores que tiverem interesse podem inscrever seus projetos de pesquisa e concorrer às bolsas. Para o professor Paulo Rogério, promover atividades como o workshop, podem incentivar que mais pessoas queiram desenvolver pesquisas de cunho tecnológico. “Recentemente, fizemos um levantamento do total de bolsas que estamos concedendo na Unicentro. Percebemos que apenas 20% estão resultando em transferência de tecnologia e patentes registradas e nós precisamos elevar esse índice. Existem muitos trabalhos que ainda são uma iniciação científica, por isso, é importante que tanto o professor quanto o aluno entendam a diferença desses trabalhos”, afirmou.

No dia 13 de abril, às 14h, o workshop será realizado no campus de Irati da Unicentro, no Auditório Denise Stoklos. Para os interessados em participar do programa, o edital está disponível na página da Propesp (clique aqui para acessar o Edital).

Deixe um comentário