Sábados Literários apresenta Anita Desai

O primeiro encontro de 2016 do projeto de extensão Sábados Literários foi realizado no último final de semana, no Bosque da Leitura. Tendo como tema “Elas por Elas”, a quarta edição do evento faz homenagem às mulheres escritoras. A primeira autora apresentada foi a indiana Anita Desai, pela professora Ana Beatriz Paula, da Universidade Federal do Paraná.

O coordenador do projeto, Edson Santos Silva explica que o tema desta edição do projeto nasceu, principalmente, em função da polêmica que causou a questão da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano passado, com a frase de Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”.

“Também, porque acredito que temos que reverenciar, louvar, dar todas as loas para as mulheres porque elas merecem. Por muitos anos foram silenciadas, e agora pelo menos no plano da literatura nós temos um ‘boom’ que trata exatamente literatura e gênero, e gênero claro, neste caso, o feminino. Assim, o Sábados Literários vem fazer jus à algo que já deveria ter sido feito há muito mais tempo”, destaca o coordenador.

Para 2016, o projeto conta com mais uma contribuição da Prefeitura de Irati, dentro da parceria já estabelecida desde o início do Sábados Literários. Todos os encontros desta edição, serão filmados por uma equipe de profissionais e disponibilizados para a comunidade em DVD’s.

“Nós deixamos uma parte do orçamento reservado para o Sábados Literários e para inovar nesse ano. Esse trabalho vai fazer com que haja a disponibilidade do material para aqueles que, por ventura, não puderem estar presente em algum dos encontros. Quando investimos em cultura preparamos a nossa geração e as futuras para se empoderarem desses conhecimentos que ultrapassam fronteiras”, afirma o prefeito de Irati, Odilon Burgath.

Segundo o vice-diretor do campus Irati, Erivelton Fontana de Laat, os projetos de extensão são importantes para a comunidade universitária porque propiciam um contato mais próximo com diversas áreas. Além disso, proporcionam a troca de conhecimento com a comunidade externa. “Nós estamos numa cidade e numa região que no aspecto cultural tem um grande potencial para se desenvolver, para buscar mais parcerias e assim ter maior disseminação do conhecimento. Eventos como o Sábados Literários propiciam à comunidade essa interação”, acrescenta.

Nesta edição, o projeto traz uma programação bastante diversificada e que contempla autoras de diferentes nacionalidades. A professora Ana Beatriz Paula foi quem apresentou ao público Anita Desai, uma das principais escritoras da literatura indiana contemporânea. De acordo com Ana Beatriz, Anita tem um papel muito importante no cenário literário em função de ela não ser o que normalmente se atribui à ela como uma escrita híbrida, e que por isso ela teria características de mistura do Ocidente com Oriente.
“Apesar de ela viver entre esses dois mundos, Anita conseguiu consolidar uma escrita própria, sofisticada, muito madura e, ao mesmo tempo, muito crítica do seu tempo, mas uma crítica muito delicada. Tudo isso faz com que a literatura dela não tenha sido meteórica, que não tenha feito um grande sucesso, mas que ela permaneça como a grande dama da literatura indiana de língua inglesa contemporânea”, salienta a professora.