Professor da Universidade de Rottenburg ministra palestra na Unicentro

As visitas se devem à parceria entre a Unicentro e a Universidade de Rottenburg.

O Departamento de Engenharia Florestal, do campus Irati da Unicentro, recebeu a visita de representantes da Universidade de Rottenburg, da Alemanha. Uma das atividades foi a palestra “Valoração e gestão da cadeia produtiva florestal na Alemanha”, ministrada pelo professor Arthur Petkau. Na oportunidade, alunos de graduação e pós-graduação, além de professores, puderam conhecer como é na Alemanha a logística da madeira, desde a floresta até os cuidados na indústria.

Esta é a quinta vez que Arthur vem ao Brasil. As visitas se devem à parceria entre a Unicentro e a Universidade de Rottenburg, através do projeto “Estratégias para o manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná”, mais conhecido como Projeto Imbituvão. “Acho que é importante para os dois países olhar o que cada um faz, pois sempre se pode aprender alguma coisa do outro e encontrar algo interessante a partir de uma nova perspectiva”, ressalta Arthur.

O diretor do campus Irati, Afonso Figueiredo Filho é o coordenador do Projeto Imbituvão. Afonso conta que o projeto desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Florestal beneficia as duas instituições há mais de cinco anos.

“Nesse período mandamos para Ruttenburg 18 alunos, 16 de graduação e dois de mestrado, vieram de lá também 11 estudantes de graduação e dois de mestrado. Em relação às visitas feitas entre professores, recebemos aqui no campus Irati dois docentes por ano, e daqui da Unicentro, dois professores estiveram na Alemanha anualmente. No total, é um envolvimento de quase 20 professores das duas instituições. Isso tudo gera aproximação, e também projetos”, enfatiza.

Além da área florestal, Afonso destaca que o objetivo agora é ampliar a parceria para abranger o Departamento de Engenharia Ambiental. O diretor lembra ainda, que a Unicentro tem investido na oferta de cursos de línguas para ampliar as ações de internacionalização. Para ele, este é o caminho certo, e o campus Irati também quer investir na área.

“Estamos agora iniciando as conversações para a Engenharia Ambiental se envolver com o intercâmbio de alunos. Também pretendemos iniciar um programa de intercâmbio entre pós-graduação na Engenharia Florestal. Acredito que é esta parceria é muito importante para a Unicentro, pois este é o maior projeto que temos a nível internacional. É algo valioso que começa a sair da Engenharia Florestal para chegar até outras área do conhecimento”, conclui Afonso.