Programa Entredocentes inicia atividades no campus Irati

Para proporcionar formação pedagógica continuada a professores da Unicentro foi criado no ano passado o Entredocentes, que é o Programa Institucional de Formação de Professores. As atividades no campus Irati tiveram início com o projeto Integração: Conhecendo a Unicentro.

A coordenadora do Entredocentes, professora Wanda Pacheco dos Santos explica que a primeira oficina contou com a participação de professores efetivos em estágio probatório e de alguns colaboradores. “Pudemos avaliar de forma satisfatória essa primeira oficina, os professores participaram bastante. Na ocasião, a Pró-Reitoria de Planejamento e a Coordenadoria de Tecnologia e Informação (Coorti) apresentaram aos docentes os trabalhos desenvolvidos nos setores”, afirma.

O professor Márcio Bernardim, do Departamento de Administração de Guarapuava, está a frente do projeto Integração. Ele destaca que dentre os professores que participaram da oficina, mesmo aqueles que já atuam há algum tempo na Unicentro desconheciam parte das informações repassadas durante o encontro.

“Percebemos junto ao pessoal que participou que foi bastante útil conhecer esses detalhes, porque nem sempre o professor que está em sala de aula tem condições de acessar essas informações. O programa contribui até no sentido de repassar isso aos alunos e à comunidade universitária em geral”, ressalta Bernardim.

Lecionando na Unicentro desde outubro de 2015, a professora Dayana Carla de Macedo, do Departamento de Administração do campus Irati, salienta que o Entredocentes possibilita que os novos servidores entendam como a universidade funciona. Para ela, a forma como são ministradas as oficinas faz com que as informações sejam acessíveis e claras para aqueles que chegaram à Unicentro há pouco tempo.

“Para mim, a contribuição maior foi das informações da Coorti. Tinha bastante dúvida em relação a questão da parte operacional e de como funciona o SGU (Sistema de Gestão Universitária). O Entredocentes é uma iniciativa muito interessante, acredito que as outras oficinas vão contribuir mais e a vamos aprender sobre a forma como funciona o sistema tributário, a forma do regime previdenciário, algo que nós como novos colaboradores também temos bastante dúvida em relação a isso”, acrescenta a professora.

A próxima oficina do projeto Integração em Irati, será realizada no dia 16. Na oportunidade, será apresentada a Pró-Reitoria de Recursos Humanos. Para os professores interessados em participar do programa basta acessar o site unicentro.br/entredocentes, fazer o cadastro e a inscrição nas oficinas do Projeto Integração.