Palestras com técnicas e terapias do corpo são apresentadas na Siepe

Palestras com técnicas e terapias do corpo são apresentadas na Siepe

Você sabe o que é Terapia Sacrocraniana? Se a resposta foi negativa, veja a explicação da fisioterapeuta Mariana Brunsfeld Beckman. “É uma técnica manual suave que procura restrições no sistema craniossacral. O sistema craniossacral é composto por uma membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Então, se existe algum tipo de restrição nesse local, ele pode levar a algum tipo de distúrbio ou desequilíbrio no corpo que pode ser motor, neurológico ou mental”.

Foi para divulgar os benefícios dessa terapia que Mariana esteve no campus Cedeteg durante a Siepe, a Semana de Integração, Pesquisa e Extensão da Unicentro. A programação da semana conta com diversas atividades. No total, são 67 palestras, 37 mesas redondas e 191 minicursos e oficinas. A palestra da fisioterapeuta foi uma dessas atividades e reuniu professores e acadêmicos que queriam aprender um pouco mais sobre a técnica.

A terapia sacrocraniana ajuda a resolver diversos problemas de saúde. Por ser uma técnica extremamente suave, é indicada para adultos e crianças, inclusive recém-nascidos. Entre os tratamentos que buscam a cura do corpo e do sistema nervoso, a terapia sacrocraniana é um dos que mais está se expandindo. Devido aos bons resultados que apresenta, muitas pessoas têm buscado essa técnica. “Trabalhamos com uma membrana que envolve o cérebro e a medula e são eles que coordenam qualquer função do corpo, então, podemos tratar basicamente todo tipo de distúrbio como dores de cabeça, coluna e até distúrbios oculares”, explica Mariana.

Outra palestra que fez parte da programação da Siepe foi sobre Microfisioterapia, que também é uma técnica manual que busca desencadear mecanismos de autocorreção para eliminar a memória celular de traumas físicos, psíquicos e tóxicos que ficam registrados no organismo. Quem trouxe esse tema para a semana de integração foi a fisioterapeuta Miriam Takemoto. “Com a Microfisioterapia vamos buscar a causa primária das doenças e dos sintomas. A partir disso, é possível estimular o corpo a se auto-curar e ele próprio eliminar essa causa”, conta a fisioterapeuta.

A programação de palestras e outras atividades da Siepe encerra hoje (30). Miriam destacou a importância do evento para quem deseja mostrar seus trabalhos de pesquisa e também para aqueles que buscam conhecer um pouco mais sobre outros projetos. “A Microfisioterapia é uma área que não entra dentro da grade curricular do curso de graduação. Eu acredito que a palestra é uma oportunidade de esclarecer o assunto para aqueles acadêmicos que se interessam pela técnica”, finaliza.

Deixe um comentário